Você está visualizando atualmente #05 CONSIDERAÇÕES SOBRE APINHAMENTO DENTÁRIO SEVERO, ORTODONTIA CONVENCIONAL E O SISTEMA AUTOLIGADO

#05 CONSIDERAÇÕES SOBRE APINHAMENTO DENTÁRIO SEVERO, ORTODONTIA CONVENCIONAL E O SISTEMA AUTOLIGADO

autoligados1. O apinhamento dentário é um tipo de má oclusão muito prevalente na prática ortodôntica, principalmente o apinhamento ântero-inferior. Este pode apresentar-se com severidade distintas.

2. Para um apinhamento, onde a discrepância negativa supera os 8,9 mm, no tratamento convencional realiza-se as exodontias dentárias, com grande repercussão no perfil facial. Já quando existe uma discrepância dentária negativa significativa e o paciente apresenta um perfil reto, exodontias são contraindicadas e o sistema autoligado vira alternativa preferencial de tratamento.

3. O sistema autoligado tem como filosofia o baixo atrito e o emprego de forças leves, sem a necessidade invariável de obtenção prévia de espaço, ou seja, sem a necessidade de realização de extrações dentárias.

4. O emprego dessa técnica traz alguns benefícios aos pacientes, como: menor tembelapo de tratamento, menor número de visitas ao consultório, menor acúmulo de placa, menor sensação dolorosa durante o trata
mento e ao final desse, os casos ficam esteticamente mais agradáveis com sorrisos largos e joviais.

5. Com relação a estabilidade pós tratamento, independentemente da opção terapêutica utilizada, seja através de exodontias ou seja através da expansão dos arcos, sabe-se que a recidiva tende a acontecer com graus imprevisíveis, pois este é um fenômeno anátomo-fisiológico.

FONTE:
TRATAMENTO DO APINHAMENTO DENTÁRIO SEVERO COM ORTODONTIA CONVENCIONAL E O SISTEMA AUTOLIGADO
Daniel Ribeiro Maia
Salvador 2015

Deixe um comentário