Você está visualizando atualmente 07 CURIOSIDADES INTRIGANTES SOBRE TIRADENTES

07 CURIOSIDADES INTRIGANTES SOBRE TIRADENTES

01 – Tiradentes nunca foi cabeludo.
“Pesquisas da época mostram que Tiradentes nunca usou barba nem cabelo comprido. No dia em que foi enforcado estava, inclusive, sem barba e com a cabeça raspada, pois era assim que ficavam os presos para evitar a proliferação de piolhos”, esclarece o professor de história João Ribeiro Netto

02 – Cabeça roubada.
Depois de ser enforcado, seu corpo foi esquartejado. Sua cabeça foi levada para Vila Rica, em Minas Gerais, e exposta em um poste, em praça pública. O mais interessante (e sinistro) é que três dias depois ela foi roubada e nunca mais foi encontrada.

03 – Data de morte e feriado nacional.
Tiradentes é o único brasileiro que teve sua data de morte transformada em feriado nacional. É também o mais citado no Google, existem hoje mais de 2 milhões de páginas que citam seu nome.

04 – Foi Dentista e muito mais.
Apesar de ficar conhecido como dentista, Tiradentes também foi tropeiro, minerador, engenheiro e militar. Ele chegou até a ser segundo-tenente da Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais.

05 – Tiradentes odiava tirar dentes.

Apesar de ser conhecido pela a alcunha de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier odiava arrancar os dentes das pessoas.
“Ele já era um dentista a frente do seu tempo. Naquela época era comum extrair um dente por qualquer motivo, mas Tiradentes não concordava com isso. Dizem que ele procurava várias formas de fazer as pessoas manterem seus dentes originais”,
Conta o professor.

06 – Avaliando Projetos.
Durante sua vida, Tiradentes também se dedicou a projetos que visavam melhorias para a sua cidade como a construção de um moinho e alguns armazéns e a implementação de serviços de barcas de transportes para passageiros.

07 – Terra salgada.
Depois da sua execução, a casa de Tiradentes em Vila Rica foi queimada, jogaram sal grosso no chão para que nunca mais crescesse nada naquelas terras e seus parentes foram todos condenados infames.

Deixe um comentário