Você está visualizando atualmente #10 perguntas – com respostas – sobre o “BOTOX”

#10 perguntas – com respostas – sobre o “BOTOX”

1. O que é toxina botulínica (ToB.)?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá em geral, principalmente para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face. Tratamento é usado para rejuvenescer, principalmente, região dos olhos e testa.
O BOTOX foi a primeira toxina botulínica aprovada e registrada no Brasil pela Anvisa em 1992. Desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas.

2. Quais são as indicações?
2.1. – Uso estético: indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicada.
2 – De forma reparativa: como a ToB. tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
botox-info2.2. – Usos terapêuticos: O uso terapêutico da toxina botulínica teve início na área da oftalmologia. No começo da década de 1980, Dr. Scott, um oftalmologista, publicou o primeiro trabalho sobre o uso dessa toxina para relaxamento de músculos oculares com resultado eficaz no tratamento de estrabismo.
Então, além do uso estético, a ToB. pode ser utilizada para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo, blefaroespasmo, Bruxismo, hipertrofia do músculo Masseter, hipertrofia das glândulas parótida e submandibular e correção do sorriso gengival.
2.3. Uso na Odontologia: Toxina Botulínica se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico.
Algumas situações em que a toxina pode ser administrada com excelentes resultados:
– Disfunções e dores na ATM: A toxina é um meio auxiliar com fins terapêuticos e resultado satisfatório nestes casos e na maioria das vezes dispensa o uso da placa de relaxamento para dormir.
– Bruxismos: Grande parte das pessoas erroneamente descarrega sua tensão através dessas duas atividades que causam grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma importante ação para bloqueio desses hábitos excessivos.
– Dores de cabeça de origem dentária (parafunção): A toxina age diminuindo a hiperatividade muscular, reduzindo a contração inconsciente que gera dor.
– Sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva): Isso ocorre quando no momento do sorriso o paciente monstra mais de 3mmbotox 2 de gengiva. Esta exposição excessiva da gengiva traz um grande desconforto estético. A toxina controla a quantidade que o lábio sobe durante o sorriso trazendo suavidade e delicadeza ao sorriso.

A aplicação é rápida e simples, desde que feita por um profissional capacitado para tal procedimento.
A indicação a ToB. depende de avaliação individualizada.

3. Tem Contraindicações?
Como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

4. Como é feita a Aplicação do ‘botox’
A toxina é injetável – aplicada na terminação nervosa da região de tratamento – e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado.
Nenhum cuidado específico é necessário antes ou após a realização do procedimento.

5. Quais são os resultados da aplicação de Toxina Botulínica?
O resultado da aplicação, em estética, começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação.
Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.
No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso

6. Posso aplicar sempre que quiser? Qual é o Intervalo entre as aplicações?
Por ser um medicamento, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o ‘botox’ perde seu efeito.

VÍDEO – Botox: por quanto tempo dura o efeito do tratamento estético?

7. Tem algum riscos?
7.1. – Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação da ToB pode ser considerada um tratamento seguro.
7.2. – Em alguns casos, após aplicação pode ocorrer Hematomas, pois a agulha, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos e autolimitados sangramentos locais.
7.3. – O produto em si não promove dor local. A dor é uma situação esperada ao se realizar o procedimento. No entanto, tudo dependerá do paciente e dos locais a serem tratados. Nos músculos da face, cremes anestésicos à base de lidocaína reduzem significativamente a dor no momento da aplicação.
7.4. – Perda da expressão em decorrência do uso da ToB: se for utilizada uma dose excessiva pode haver certa perda de expressão, que será revertida com o tempo. Mas, se aplicada por profissionais competentes, esse risco é bem menor. O uso frequente da substância não provoca perda da expressão.

8. Se acontecer uma superdosagem?
Na rara possibilidade de superdose por via injetável ou aplicação no músculo errado, pode ser considerada a administração de antitoxina botulínica, no mesmo local, assim que possível, e no máximo de 21 horas, para reduzir ou bloquear o efeito da TBA

9. Com o tempo o uso da toxina pode causar danos para saúde?
Nenhum estudo demonstrou que as aplicações repetidas tragam sequelas ou danos para a saúde. O que se pode dizer é que o fato de ser uma toxina estranha ao organismo, ele possa produzir anticorpos antitoxina botulínica. Se isso acontecer, o paciente não responderá mais ao tratamento com essa substância. Felizmente, a ocorrência desse tipo de imunidade criada contra a toxina é baixíssima.botox_faces1

10. Realmente é seguro utilizar a Toxina Botulínica?
10.1. – A ToB. é um recurso terapêutico eficaz, seguro e consistente para a abordagem de diferentes doenças, fundamentado em evidências clínicas. A ToB. apresenta alto impacto no tratamento das mais diferentes doenças, favorecendo os objetivos de tratamento e reabilitação.
10. 2.- A ToB. traz uma significativa melhora em relação à qualidade de vida dos pacientes tratados.

Fontes consultadas
1. Portal Minha Vida
2. Site do Dr. Drauzio
3. Portal CETRO
4. Toxina botulínica tipo A – propriedades farmacológicas e uso clínico – Maria Matilde de Mello Sposito – ACTA FISIÁTR. 2004; Suplemento 01
5 – DALL’MAGRO, Alessandra Kuhn et al. Aplicações da toxina botulínica em odontolgia. SALUSVITA, Bauru, v. 34, n. 2, p. 371- 382, 2015.

Este post tem 2 comentários

    1. leo Augusto

      Muito Obrigado!

Deixe um comentário