Você está visualizando atualmente [3ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DIAGNÓSTICO e RELAÇÕES ODONTOLÓGICAS

[3ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DIAGNÓSTICO e RELAÇÕES ODONTOLÓGICAS

neuralgia (1)DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico da neuralgia do Trigêmeo é puramente clínico.
O uso de exames complementares só é necessário para detectar tumores ou outros tipos de problemas que possam causar a neuralgia secundária. Uma imagem de ressonância magnética ajuda a visualizar as terminações nervosas.

RELAÇÕES ODONTOLÓGICAS
Os episódios de dor nessas neuralgias são agudos, intensos e lancinantes. Existe um surgimento abrupto de curta duração. A dor paroxística pode ser sentida no ouvido, área infra-auricular, amídalas, base de língua, área posterior da mandíbula, ou parede lateral da faringe.

As crises podem ser acompanhadas de secura da boca, mas raramente de salivação, de vasodilatação da hemiface afetado, e também associadas ao lacrimejar. Como a dor está relacionada com movimentos mandibulares a mesma pode ser confundida com Desordens Temporomandibulares e síndrome de Eagle.

Vários pacientes se submetem a uma ou várias extrações dentárias, pensando que a dor poderia ser aliviada, e não é incomum quando muitos pacientes não conseguem fazer uso de suas próteses, pois as mesmas causam estimulação das zonas de gatilho, desencadeando a dor. As neuropatias, tal como neuralgia trigeminal, podem causar odontalgia de natureza não-dentária, que algumas vezes podem ser de difícil identificação. No passado, era comum examinar um paciente com nevralgia trigeminal óbvia que havia perdido alguns ou todos os dentes, desde a linha média do lado afetado. As seguintes características da neuralgia verdadeira contribuem para esta situação:

1. O estímulo de um dente pela percussão ou outros meios pode desencadear neuralgia paroxística ou paroxismo Trigeminal Neuralgiaespontâneo pode ser sentido em um dente. Isto ocorre pois os dentes são parte do sistema receptor sensitivo do tronco nervoso afetado.
2. A dor é debelada imediata e completamente pelo bloqueio analgésico do dente que dói, o que leva o dentista e o paciente a acreditarem que o dente afetado seja identificado de forma correta.
3. A exodontia, ou até mesmo qualquer cirurgia ou bloqueio analgésico em si, pode interromper os paroxismos neurálgicos por dias ou semanas, convencendo, desta maneira, tanto o paciente quanto o dentista que o dente afetado havia sido encontrado e removido.

Estas características do comportamento usual das neuralgias deveriam ser bem conhecidas pelo dentista de modo que possa precaver-se contra e ser enganado por ela e ser capaz de convencer o paciente de que tal tratamento dentário é desnecessário e inútil.

LEIA:
[1ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DEFINIÇÃO.
[2ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – CAUSA, ETIOLOGIA e CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS.
[4ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – TRATAMENTO e PROGNÓSTICO

 

Deixe um comentário