Você está visualizando atualmente Aparelho Ortodôntico Invisível

Aparelho Ortodôntico Invisível

Surfando na grande onda da moda, o queridinho da vez são, agora, os aparelhos ortodônticos ‘invisíveis’!
Como?

Sim!

Aparelho ortodôntico invisível é o nome dado pela mídia a um grupo de aparelhos que corrigem o alinhamento dos dentes e aparecem muito pouco ou quase nada. E nessa onda, já estão surfando os pacientes adultos, as mocinhas casadouras e agora os garotões!
Mas o que são e como são os parelhos invisíveis?
Voilà:

O grande representante dos aparelhos invisíveis hoje em dia é o Invisalign.
Invisalign é marca registrada de uma série de placas de plástico médico, que teoricamente vão alinhando os dentes. Mas não são os únicos, existem outros sistemas menos conhecidos que agem de forma semelhante a esse.
De acordo com o representante desse sistema, as placas tornam o tratamento ortodôntico mais confortável, pois podem ser retiradas para alimentação, para a higienização dos dentinhos e para ir à festa de 15 anos da sua melhor inimiga. Vantagem para uns e desvantagem para outros. Porque a remoção constante aumenta a chance de perder ou danificar as placas alinhadouras. E a disciplina de uso deve ser rigorosa. Hummm!

Essa série de placas – que vão sendo trocadas de acordo com a movimentação dentária – é confeccionada exclusivamente, através de softs e logaritmos secretos da empresa criadora, para a arcada dentária de cada paciente que resolver desembolsar uma baba pelo tratamento. Usando as placas direitinho e indo às consultas que o seu ortodontista determinar, o tratamento tem em media um ano de duração, segundo o fabricante.
Vai arrumar a boca de Deus e o mundo?
Não, não vai.

Esse sistema é para quem tem dentes ligeiramente apinhados – tortos – ou um pouquinho separados. Nos tratamentos mais complexos, segundo o site da empresa, talvez haja necessidade de outras técnicas auxiliares. Mas, para saber se você pode utilizar esse sistema de tratamento, você deve consultar um ortodontista. No caso do Invisalign, o ortodontista é certificado pela empresa criadora do sistema. Todos os ortodontistas interessados em tratar com Invisalign devem participar de um curso de treinamento antes de iniciar seus casos.
Então, o aparelho ortodôntico invisível funciona?

Segundo a empresa que fabrica as plaquinhas de plástico médico resistente e transparente, o seu sistema já curou quase de meio milhão de pessoas ao redor do Globo. De acordo com os ortodontistas credenciados, as placas “movem dentes através de uma força controlada aplicada nos dentes. A principal diferença é que Invisalign não somente controla forças, mas também controla tempo de aplicação da força. A cada estágio de alinhadores, somente certos dentes são movimentados, e estes movimentos são determinados pelo plano de tratamento ortodôntico para aquele particular estágio. O resultado é um sistema de liberação de força eficiente e controlada (sic.)”
Outros aparelhos, também, chamado de invisíveis, são os que são colocados na parte de trás dos dentes.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário