Bebê nasce com DENTE formado, e ASSUSTA médicos e os pais! SAIBA O QUE É ISSO.

Um bebê de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, nasceu com uma característica rara: um dente. Antônia veio ao mundo nesta terça-feira (7) com 3,835 kg e 51 centímetros no Hospital de Caridade. O caso é considerado raro pela medicina.
A mãe, Suelen Pradie, afirma que fez oito exames de ultrassom durante os nove meses de gravidez e em nenhum deles apareceu o dente da filha. A surpresa só foi aparecer após o nascimento.bebedente
“Todos dentro da sala do centro obstétrico começaram a rir e ficaram encantados. Ninguém tinha visto. Ela mama superbem, é muito tranquila. Vou procurar um dentista para ver qual é o procedimento a fazer”, conta a mãe.
O médico que fez o parto de Antônia, Fernando Clavé, é obstetra há 35 anos e afirma que nunca viu um caso parecido. Porém, garante que o dente não deve atrapalhar no desenvolvimento da criança.
Fonte G1

O que causou tanto espanto nos médicos e na mãe da pequena Antônia é, na verdade, uma ocorrência já conhecida na Odontologia. E se denomina: DENTE NATAL

O que é Presença de dentes no nascimento?
O nascimento dos primeiros dentinhos acontece por volta dos seis meses de idade. Pode acontecer, ainda que raramente, que um ou mais dentes já estejam presentes ao nascimento. Este seria o caso do chamado dente natal.
Também pode acontecer que um dente nasça até o primeiro mês de vida da criança. Neste caso, é chamado de dente neonatal.
Na maioria das vezes, os dentes natais e neonatais são pequenos, cônicos e pouco desenvolvidos, apresentando uma coloração amarelo-acastanhada e defeitos no esmalte.
Esses dentes na maioria das vezes são parte da dentição decídua (dentes de leite). Relatos na literatura demostram que apenas um a cada dez dentes natais são supranumerários, ou seja, são extras e não fazem parte da dentição normal.

Veja a correta época de nascimento dos dentinhos: AQUI

Causas?
As causas são desconhecidas, mas alguns fatores estão associados à hereditariedade.
Muitas teorias têm sido propostas para explicar, como a influencia genética na associação com síndromes, por exemplo, na displasia condroectodérmica, Síndrome de Turner, Síndrome de Noonan e Oculomandibulodicefalia.

Cuidados
A extração desses dentes é indicada quando existir mobilidade, por causa do risco de aspiração ou deglutição. Em alguns casos apenas o alisamento da borda do dente será suficiente como tratamento.
Quando o dente natal ou neonatal fizer parte da dentição e leite, a decisão correta do tratamento deve ser baseada na avaliação da integridade dos dentes, importante para o desenvolvimento normal da dentição decídua. Sua extração só está indicada quando houver fatores que prejudiquem o aleitamento materno e coloquem em risco a sobrevivência do recém-nascido.
Para evitar a dificuldade de amamentação, pode ser necessário o alisamento do dente.
Se o diagnóstico confirmar se tratar de um dente supranumerário, a extração será o melhor tratamento.
Os pais do bebê com dente natal ou neonatal devem procurar um dentista clínico geral ou um odontopediatra e contar com sua orientação e tratamento.
O atendimento precoce ao bebê é muito importante, pois o dentista proporá ações educativas e preventivas que influenciarão positivamente na saúde da criança.

Veja o vídeo da reportagem:

Veja a correta época de nascimento dos dentinhos: AQUI

Deixe um comentário