Você está visualizando atualmente Câncer Bucal: Imagens de pacientes com lesões de câncer, desde estágios iniciais até tardios.

Câncer Bucal: Imagens de pacientes com lesões de câncer, desde estágios iniciais até tardios.

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tipos de tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço e estão relacionados, geralmente, a agentes causais como o álcool e o tabaco. Por se desenvolverem em áreas mais fáceis de visualizar, esses tumores são passíveis de diagnóstico precoce e, com pequenas intervenções cirúrgicas, é possível resolver definitivamente o problema.

Infelizmente no nosso meio, o diagnóstico das lesões costuma ser tardio, numa fase em que já surgiram, no pescoço, linfonodos (gânglios) comprometidos pela doença, o que obriga submeter o paciente a cirurgias muito mais extensas e, às vezes, bastante mutiladoras. O mais triste é que essa situação poderia ser evitada.

Um exame simples, utilizando um abaixador de língua, um espelhinho e uma lanterna, realizado por profissional devidamente treinado, bastaria para diagnosticar precocemente a doença e evitar muito sofrimento. Então, não deixe para depois, vá ao dentista sempre!

Imagens clínicas de pacientes com lesões de câncer em língua desde estágios iniciais até tardios.

Deixe um comentário