Você está visualizando atualmente CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO — [ VÍDEO AULA SUPER COMPLETA ]  —  VEJA E ENTENDA!

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO — [ VÍDEO AULA SUPER COMPLETA ] — VEJA E ENTENDA!

01. Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer. Os cânceres de cavidade oral e laringe são um dos tumores mais comuns dessa região, e mais de 60% deles ocorrem na glote.

02.Em suas fases iniciais, o câncer de cabeça e pescoço costuma ter crescimento lento. Pode se instalar já como lesão maligna ou se originar a partir de lesões pré-malignas (leucoplasias e eritroplasias). Com o crescimento, o tumor primário invade os tecidos da vizinhança.

03.Veja quais são os tipos de câncer de cabeça e pescoço

04. Além de parar de fumar e beber, a estratégia preventiva mais importante no caso dos tumores de cabeça e pescoço é tratar precocemente lesões pré-malignas, como leucoplasias, eritroplasias, displasias e carcinomas in situ.

05.Nas fases iniciais, os tumores podem ser assintomáticos. Entretanto, a medida que vão se desenvolvendo, costumam causar alguns sinais e sintomas. Veja quais são.

06.Tabagismo e cigarro são os grandes responsáveis pela maioria das lesões malignas de cabeça e pescoço, especialmente quando associados. Mas outros fatores de risco também podem estar associados à doença. Veja quais são:

07.O principal exame para detecção é a observação direta da lesão através da abertura da boca, usando abaixador de língua (palito de madeira e lanterna), no caso de uma lesão da cavidade oral, local mais frequente dos tumores de mucosa.

08.O câncer é dividido em estádios, uns mais avançados do que outros. Assista uma descrição resumida do que é isso e veja quais são os diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço.

09.O tipo de tratamento é definido a partir do estádio em que a doença se apresenta. O tratamento abordado aqui refere-se exclusivamente ao carcinoma epidermoide de cabeça e pescoço, que corresponde a mais de 90% dos casos.

10. A análise de certas características tumorais permite avaliar seu grau de agressividade e o risco de possíveis recaídas

Deixe um comentário