Você está visualizando atualmente CONHEÇA O SEU APARELHO ORTODÔNTICO – PARTE POR PARTE!

CONHEÇA O SEU APARELHO ORTODÔNTICO – PARTE POR PARTE!

Bandas ou Anéis Ortodônticos:
São hastes metálicas, fabricadas com aço inoxidável, altamente, resistente à deformação. São adaptadas, principalmente, em torno dos primeiros e segundos molares, tanto superiores como inferiores.

Tubos:
São acessórios ortodônticos instalados nos primeiros e segundos molares, que podem ser colados diretamente aos dentes ou soldados sobre as bandas ortodônticas. Tem uma função semelhante a dos braquetes, sendo que nos tubos podem existir um ou mais espaços destinados a colocação de outros tipos de aparelhos.

Braquetes:
São pequenos acessórios de metal ou de cerâmica, que são colados, diretamente, em cada dente e alguns destes possuem angulações e inclinações que auxiliam o posicionamento correto daquele dente durante o movimento ortodôntico. Esses acessórios ortodônticos servirão de suporte para os fios ortodônticos.
Atualmente, existem braquetes convencionais, que utilizam as ligaduras, para se ligarem ao fio ortodôntico e braquetes autoligáveis, que eliminam o uso das ligaduras.

10259708_10202688968200128_6575062702850923022_nFio ortodôntico:
Podem ser fabricados em aço inoxidável, mas também com outros tipos de ligas, como por exemplo, o níquel titânio, titânio-molibdênio.
Os fios de última geração podem ser ativados pela temperatura, sendo chamados de termo-ativados.
Além disso, podem apresentar diferentes formatos: redondo, quadrado ou retangular.
Atualmente, tem os fios estéticos, de boa qualidade, que ficam bem discretos.

Ligaduras:
1 – Elásticas: São as borrachinhas individuais e de cores variadas que são colocadas em torno dos braquetes para segurar o fio no interior da canaleta dos braquetes e, em alguns casos auxiliar no fechamento de espaços (elástico em cadeia).

2 – Metálica ou Amarrilho: São fios de metal de pequeno calibre, que são amarrados sobre o fio, em torno de um acessório – braquetes ou tubos – promovendo uma fixação segura e substitui a ligadura elástica.

Elástico em cadeia:
Os elos de borracha se apresentam conectados em uma linha e são colocados em torno dos braquetes para ajudar no fechamento de espaço e manter o fio no lugar.

Elásticos intermaxilares:
São recursos importantes empregados no tratamento ortodôntico, fabricados com material de látex, em diversas espessuras e tamanhos.
Apresentam também diferentes funções e a sua nomenclatura varia de acordo com seu emprego.

OUTROS COMPONENTES:

Conjugado: Um fio de metal fino contínuo que contorna os acessórios sob o fio para ajudar a manter o espaço fechado entre os dentes.
Kobayashi: Trata-se de um gancho de metal, que é adicionado a um braquetes, que não tem o seu próprio gancho, permitindo, assim, a colação dos elásticos utilizados na movimentação ortodôntica.
Mola Aberta: Mola de metal que está aberta e ao colocar através do fio ortodôntico, exerce uma força entre dois braquetes para ajudar a abrir espaço.
Mola Fechada: Mola do metal que está fechada, colocada através do fio ortodôntico para ajudar a manter o espaço entre dois dentes.

Partes do Aparelho Ortodôntico

Este post tem um comentário

Deixe um comentário