Você está visualizando atualmente DESVENDAMOS, SOMENTE PARA VOCÊ, A PERGUNTA MAIS FREQUENTES EM CONCURSOS — APROVEITA!

DESVENDAMOS, SOMENTE PARA VOCÊ, A PERGUNTA MAIS FREQUENTES EM CONCURSOS — APROVEITA!

Uma das perguntas mais frequentes em concursos e conceito ou a diferença entre: Abrasão, Erosão, Atrição e Abfração. Esses termos acabam confundindo muita gente boa, pois, clinicamente, costumam bem semelhantes!
Então, vemos:

01 – Abfração Dental é um processo de perda de estrutura dental associada a estresse mastigatório. A força mastigatória causa um rompimento das ligações químicas dos cristais de esmalte, levando à perda de estrutura. Essa tal perda se dá na vestibular e na cervical das unidades afetadas. Geralmente afetam regiões sub-gengivais (uma grande diferença dela para os outros processos).

Abfração

02 – Abrasão Dental é um processo de perda de estrutura dental devido a um processo mecânico anormal. Como exemplo podemos citar o uso incorreto e excessivo da escovação dental, palitos, fio dental e pasta de dentes com abrasivos. Hábitos bucais nocivos como morder tampa de caneta, grampo de cabelo entre outros, também podem estar associados. Clinicamente, se apresenta com um desgaste na superfície radicular exposta do dente com recessão gengival e na região cervical dos dentes anteriores.acid-1

03 – Atrição Dental é o processo de desgaste das unidades através da oclusão ou mastigação. Clinicamente, pode-se observar um desgaste nas superfícies oclusais e incisais dos dentes afetados. Em casos avançados, pode chegar a perda total da estrutura do esmalte.

04 – Erosão Dental: a perda de estrutura dentária se dá devido ao contato químico com algumas substancias, normalmente ácidas.( regurgitação, bebidas, frutas cítricas, etc).

Deixe um comentário