Você está visualizando atualmente EFEITOS COLATERAIS DA RADIOTERAPIA NA CAVIDADE ORAL — VÍDEO DEVASTADOR!

EFEITOS COLATERAIS DA RADIOTERAPIA NA CAVIDADE ORAL — VÍDEO DEVASTADOR!

O câncer de cabeça e pescoço representa cerca de 10% dos tumores malignos, acometendo vários, sendo que 40% dos casos ocorrem na cavidade oral, 25% na laringe, 15% na faringe, 7% nas glândulas salivares e 13% nos demais locais. Anualmente, ocorrem mais de oito milhões de casos novos de câncer no mundo, dos quais mais de 200.000 originam-se na boca.

A radioterapia de cabeça e pescoço e a cirurgia são os tratamentos mais usados no combate a este tipo de câncer. Os efeitos colaterais da radioterapia na região de cabeça e pescoço têm impacto determinante na qualidade de vida do paciente. Numerosos estudos demonstram que a saúde bucal deficiente é um fator que diminui a qualidade de vida desses pacientes e a preservação da saúde bucal somada a reabilitação, melhora a qualidade de vida do paciente.

Os pacientes que são submetidos a tratamento radioterápico em região de cabeça e pescoço, frequentemente, desenvolvem alterações e sequelas de interesse da estomatologia. As condições desfavoráveis mais comuns são xerostomia, osterradionecrose, mucosite, candidose e cárie de
radiação.
efeitos A xerostomia é a sensação de boca seca, que pode ser causada por uma diminuição ou não da função das glândulas salivares, com alteração quer na quantidade, quer na qualidade da saliva.
– A osteorradionecrose é a complicação decorrente da radiação ionizante que atinge maxila e/ ou mandíbula, é uma grande preocupação devido seu comportamento agressivo.
– A mucosite é a inflamação da mucosa oral, acomete primariamente os pacientes e provoca picos de dor.
– A candidose é o surgimento patológico de lesões a partir do desenvolvimento de microorganismos tipo Cândida.
– A cárie de radiação não é efeito direto da radiação e sim secundário a xerostomia. Trata-se de uma cárie rampante, que destrói a coroa expondo a raiz do dente, decorrente da diminuição do fluxo salivar, com manutenção da oferta de carboidratos cariogênicos e deficiência de higienização bucal.

O profissional de Odontologia, bem como médicos oncologistas e fonoaudiólogos da área hospitalar, devem estar cientes destes distúrbios bucais decorrentes da radioterapia para que possam ajudar os pacientes a obter melhor qualidade de vida durante seu tratamento.

Vídeo com lesões em boca em decorrência do tratamento da radioterapia. Aspectos clínicos da mucosite,cárie de irradiação e osteorradionecrose.
Radioterapia – Lesões BUCAIS

FONTE:
01 – SEQUELAS BUCAIS DA RADIOTERAPIA DE CABEÇA E PESCOÇO – Daniel Antunes Freitas ET. AL – Rev. CEFAC, São Paulo.
02 – RADIOTERAPIA EM CABEÇA E PESCOÇO: COMPLICAÇÕES BUCAIS E A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA – Danielle Tupinambá EMMI – Trabalho realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.
03 – Vídeo – Canal do YouTube – Lesões BUCAIS – Dulce Helena Cabelho Passarelli

Deixe um comentário