Você está visualizando atualmente ENTENDA, DE UMA VEZ POR TODAS, O CONCEITO DE BUILD-UP OU LEVANTE DE MORDIDA! — COM VÍDEOS

ENTENDA, DE UMA VEZ POR TODAS, O CONCEITO DE BUILD-UP OU LEVANTE DE MORDIDA! — COM VÍDEOS

LEVANTE DE MORDIDA (BUILD-UP):

O levantamento de mordida é uma ferramenta, rotineiramente, adotada na mecânica de braquetes autoligados, podendo auxiliar ou até mesmo potencializar uma série de movimentos ortodônticos.
Pode ser feito com resina fotopolimerizável, através de acessórios pré fabricados ou combinação de ambos.

Principais indicações:

• Em casos onde o planejamento indica uma necessidade de leve abertura da mordida para colagem e correto posicionamento dos braquetes e acessórios inferiores.
• Remoção de interferências oclusais, como no caso de classe II de caninos de topo onde o contato das pontas de cúspide dificultam o deslizamento dentário.
• Quando expansões são desejadas, a remoção do contato oclusal entre as cúspides poderá permitir otimização do ganho transversal.

BITELEVANTE DE MORDIDA ANTERIOR
(Bite turbo)
Este tipo de levante deve ser realizado na palatina de dentes anteriores superiores, desta forma estaremos provocando intencionalmente uma abertura de mordida posterior permitindo a migração vertical (extrusão) dos molares e pré-molares.
Indicado em pacientes braquifaciais (hipodivergentes), portadores de mordida profunda onde a extrusão dos molares irá contribuir para um ganho vertical no tratamento.

Utilizamos para isto os batentes anteriores metálicos, colados por palatino ou os bite turbos de resina fabricados a partir de mini-moldes de silicone, que podem ser adquiridos de diferentes fabricantes.

Obs: em caso de mordida cruzada anterior por linguoversão dos dentes anteriores superiores, podemos indicar a colagem por lingual nos incisivos inferiores.
CUIDADOS: Desocluir apenas a quantidade necessária para permitir o correto posicionamento dos acessórios e fazer a remoção dos mesmos em casos de desconforto excessivo ou desgaste de dentes antagonistas. Pode permanecer por aproximadamente 06 meses.
Em pacientes com classe II onde o overjet aumentado impede o toque dos dentes anteriores, a confecção do levante deverá ser feita nos caninos com o uso dos mini-moldes de resina ou botão colado e coberto por resina foto.

Para utilização dos levantes de resina sugerimos a lubrificação prévia do interior do mini-molde e a utilização de resinas com baixa carga inorgânica, com por exemplo as resina fluidas ou ortodônticas, desta forma minimizando a probabilidade de desgaste de dentes anteriores por contato.

LEVANTE DE MORDIDA POSTERIOR:
(BUILD-UP)

Confeccionado na oclusal de molares e pré-molares superiores e inferiores.
Possui como objetivo abrir a mordida permitindo a desoclusão anterior.
Sempre indicado em pelo menos 02 dentes por hemiarco (primeiros e segundos molares ou primeiros molares e segundos pré-molares). Sugerimos a realização dos mesmos nos dentes superiores, de preferência nas cúspides funcionais (palatinas superiores ou vestibulares inferiores) de molares e palatina de pré-molares pela maior facilidade técnica, os molares e pré-molares inferiores também podem receber o build-up.BIULD

Indicado em pacientes dolicofaciais (hiperdivergentes), portadores de terço inferior da face aumentado e onde a intrusão dos molares pelo ―contato prematuro, gerado pelo levante proporcione um ganho estético e funcional. Indicado também em pacientes onde desejamos a expansão posterior, ou fechamento de mordida aberta anterior.

CUIDADOS: Desocluir apenas a quantidade necessária para permitir o correto posicionamento dos acessórios e fazer a remoção dos mesmos em casos de desconforto excessivo ou desgaste de dentes antagonistas. Pode permanecer por aproximadamente 06 meses.

Este post tem 7 comentários

  1. sergio

    Hola. Cual es le proceso por el cual mejora la sobremordida en el caso de usarlo en el sector posterior? protusión de los inferiores?

  2. Thaisa da Silva szernek

    Oie meu dentista colocou resina atrás dos meus dentes para levantar,isso pode?

  3. Cianny

    Olá, o meu dentista ja colocou essa resina fo segundo vídeo por duas vezes, e é nítido como os dentes superiores estão muito pra frente, horríveis e os inferiores muito pra trás. Faz muitos meses já e está super me.incomodando isso. Pode ter algo haver com essa resina? Se eu pedir pra retirar pode voltar ao normal? Agradeço a resposta.

    1. Rafaela

      Tô passando pela mesma coisa 🙁 tô com dois batentes faz uns oito meses e a mandíbula superior tá bem mais pra frente que a inferior. Tô me sentindo muito feia por isso, não sei se minha dentista vai remover.

  4. Priscilla Nakamura Manabe

    De que adianta expormos nossas dúvidas aqui nessa página se não há ninguém capacitado para responder!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. leo Augusto

      Nunca prometi responder as dúvidas…

Deixe um comentário