Você está visualizando atualmente [HARMONIZAÇÃO FACIAL] VOCÊ SABE O QUE É EFEITO TYNDALL? — FIQUE SABENDO AGORA!

[HARMONIZAÇÃO FACIAL] VOCÊ SABE O QUE É EFEITO TYNDALL? — FIQUE SABENDO AGORA!

Os preenchedores de Ácido Hialurônico (AH) têm sido os mais utilizados nos últimos anos no tratamento de sulcos e rugas, devido a sua praticidade de aplicação e boa margem de segurança, além dos efeitos visíveis imediatamente após aplicação e longa duração. Sua biocompatibilidade e técnica de aprendizado relativamente simples o tornaram escolha frequente na abordagem das rugas e outras alterações do relevo cutâneo, sobretudo na face.
Uma das complicações que pode ocorrer quando se faz o preenchimento de rugas com A.H é o surgimento de uma coloração azulada na pele, na região da aplicação. A essa pigmentação azulada na pele recebe o nome de EFEITO TYNDALL

O Efeito Tyndall ocorre quando há a dispersão da luz pelas partículas coloidais. Sendo possível visualizar o trajeto que a luz faz, pois estas partículas dispersam os raios luminosos.
Podemos observar este efeito no dia a dia quando a luz solar passa por uma fresta e vemos as partículas de poeira dispersas no ar, ou quando a luz dos faróis dos carros atravessam as gotículas de água da neblina.
Este fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1857, pelo físico e químico inglês Michael Faraday (1791-1867). Mas ele foi explicado pelo físico irlandês John Tyndall (1820-1893) e por isto este efeito leva o seu nome.

No caso dos preenchimentos de ruga, esse efeito acontece quando o A.H é injetado muito superficialmente. Sendo o AH um gel transparente e estando na superfície da pele, a luz ao atingir as partículas desse gel é refletida em uma tonalidade azulada O efeito Tyndal não representa um problema para a saúde do paciente, mas a coloração pode demorar bastante tempo para sumir e, esteticamente, não é uma situação agradável.

TRATAMENTO:
O tratamento para esta ocorrência indesejável não é complicado. A melhor alternativa é remoção do material dos locais afetados através de injeções de HIALURONIDASE, uma enzima que facilita a dispersão do produto, bastando um dia ou dois para desaparecer o tom azulado da pele.

Nos Estados Unidos há várias marcas de hialuronidase disponíveis, mas com concentrações diferentes (Liporase®, Inno TDS®, Hydase®). No Brasil há apenas uma (Hyalozima®), e seu uso aqui exposto é off label.

O lado negativo dessa solução é a reversão dos efeitos da intervenção estética e/ou terapêutica, podendo ser necessário novas aplicações de Ácido Hialurônico para eliminar as rugas temporariamente.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário