Você está visualizando atualmente A luz e a interação com o tecido biológico: O Estado da Arte. — by Dra. Liciane Toledo Bello

A luz e a interação com o tecido biológico: O Estado da Arte. — by Dra. Liciane Toledo Bello

A luz remonta séculos no benefício à saúde.

Na Grécia antiga, Heródoto no século I, acreditava nos benefícios e mantinha templos com salas que prismavam as cores da luz do sol para instituir tratamentos de saúde, chamada de helioterapia, em uma época em que estas intervenções eram recomendadas também no Egito e onde era conhecida como cromoterapia.
Com o advento da Idade Média estas práticas foram consideradas como bruxaria e seu uso e fundamentações se perderam ao longo dos séculos.

No início de 1900, Niels Ryberg Finsen, resgatou a terapia e começou a expôr os pacientes à luz solar para o tratamento da tuberculose cutânea e lúpus vulgar, ganhando o Prêmio Nobel de Medicina por sua contribuição à ciência. É dele portanto as honrarias pela então denominada Fototerapia.

Nos anos de 1966, após o advento do primeiro Laser de Rubi, no intento de comprovar que a radiação laser não era ionizante, Endre Mester, o Pai da fotobiomodulação, observou que o grupo de animais que recebeu a irradiação não teve alterações genéticas compatíveis com oncogênese e ainda que este mesmo grupo teve o dorso, submetido à tricotomia, apresentando nova cobertura de pêlos muito mais rápido que o grupo de não recebeu a irradiação.
De lá para cá muitas evidências continuam sendo fomentadas, em que a maior plataforma de consulta científica, Pubmed, já conta com mais de 50.000 artigos sobre luz e laser (light laser nas buscas) nas mais diversas áreas do conhecimento.


Na Odontologia não poderia ser diferente. Atualmente é possível contar com os mais diversos protocolos, instituindo à luz, formas efetivas de interação com o tecido biológico, promovendo a modulação da inflamação, do processo edematoso, na reversão dos processos álgicos e parestésicos, impedindo a morte celular, ou ainda atuando como um potente agente de controle infeccioso e responsável pela morte de tecido tumoral, e de grande valia nos efeitos da terapia antienvelhecimento. É sem dúvidas uma nova linguagem nos tratamentos de saúde, que quando bem aplicado, tem os índices de sucesso superior a qualquer outra técnica atualmente vigente nas áreas da saúde, e ainda se apropriando do fato de ser a única terapia que não acarreta efeitos colaterais maléficos.

Dentro da Harmonização Orofacial, as luzes tem um papel fundamental no gerenciamento de melhores resultados, e na reversão das complicações e intercorrências com o uso de toxina botulínica e preenchedores faciais, com propriedade de estornar a secreção da acetilcolina dos músculos com ptose de forma rápida e indolor, da mesma forma como estimula a absorção do ácido hialurônico no sobrecontorno dos preenchedores faciais, sendo um grande aliado na reversão do temido efeito Thyndal, porém é contraindicado como tratamento complementar após o uso de toxina botulínica e preenchedores se não houver intercorrências, pois diminui intensamente seu tempo de permanência na derme média pelos mesmos motivos citados acima.

A classificação sobre a interação com o tecido biológico tem pelo menos 4 possibilidades: diagnóstico, corte e fusão, modulação e sensibilização letal de microrganismos e tumores.
A biomodulação acontece através do mecanismo de absorção da luz pelos fotoabsorvedores contidos na célula eucariótica, sendo que a cadeia de eventos é totalmente dependente da irradiância em que esta luz é emitida. Através das atuais pesquisas e comprovações do Professor Fritz Albert Popp, desvendou-se os biofótons, ou seja, a interação da luz na célula é definitivamente potente, porque é a linguagem do núcleo para o funcionamento das organelas celulares. Ao sinalizar para a mitocôndria “aumentar” a formação dos ATPs, além da expressão gênica, o núcleo irradia um fóton no comprimento de onda de 660 nm, ou seja, fóton vermelho. Para a membrana plasmática aumentar as trocas iônicas o núcleo irradia um fóton de comprimento de onda infravermelho, de 808 nm, e é assim com cada estrutura e organela celular, o núcleo se comunica e modifica a expressão gênica de acordo com a necessidade interna e externa à célula.

O estudo desta tecnologia exige dedicação daqueles que se interessam em instituir todos os seus benefícios na rotina clínica diária, mas em contrapartida possibilita a seus usuários resultados de excelência, seja a luz coadjuvante ou protagonista nos tratamentos estabelecidos.

Dra. Liciane Toledo Bello
Mestre em Laser Odontológico USP/Ipen,
consultora MMoptics, membro WFLD ( World Federation for Laser Dentistry)
INVENTORA DA ESCOVA BUCAL ¨INTELLIGENT BRUSH¨ – BITUFO (2007)

Fontes:
Importance of endogenous extracellular matrix in biomechanical properties of human skin model. Pillet F, Gibot L, Madi M , Rols MP, Dague E. Biofabrication 2017, May 11; 9(2):025017.

The X-like shaped spatiotemporal structure of the biphoton entangled state in a cold two-level atomic ensemble. Zhang D, Zhang Z. Sci Rep 2017 Feb,: 42373

Rapid improvemente of crossed cerebellar diaschisis after intravascular laser irradiation of blood in a case of stroke. Yang WH, Lin SP, Chag ST. Medicine (Baltimore) 2017 Jan; 96(2):e 5646. Dói;10.1097/MD.0000000000005646

Deixe um comentário