O DENTISTA FALOU QUE VAI CORTAR O MEU SISO, E AGORA?

Em casos de exodontias mais complicadas, faz-se odontossecção para facilitar esse procedimento. Em uma tradução livre Odontossecção é Odonto= dente, secção= cortar.

As primeiras tentativas de desenvolver uma técnica efetiva para a remoção de dentes inclusos resultaram no estabelecimento de duas técnicas fundamentais. A primeira baseia-se na remoção do dente inteiro, à custa de suficiente osteotomia para liberá-lo.
A Segunda fundamenta-se no seccionamento do dente, de modo a exigir menor ressecção óssea.

A odontosecção ou separação do dente em parte para facilitar sua remoção, é um recurso útil em muitos casos. O princípio básico na remoção de dentes inclusos é o emprego da técnica do seccionamento. Antes de esta técnica ser desenvolvida, o espaço para a deslocação era obtido por osteotomia mais extensa e, conseqüentemente, ocasionando trauma muito maior

horizontal 2A odontosecção será feita de diversas maneiras conforme a posição em que o dente se encontra. Os cortes deverão, sempre que possíveis, serem feitos de tal maneira que dividam o dente em dois segmentos.

A extração do dente, enfim, deve ser praticada sob duas condições básicas: sem traumatismos desnecessários ou evitáveis e sem força excessiva. Um equilíbrio perfeito entre as forças empregadas na luxação e a extensão da ressecção óssea necessária é a conduta ideal.

CONCLUSÃO
A odontosecção tem como vantagens a diminuição do tempo de cirurgia, não se tem um aumento desnecessário na remoção de tecido ósseo e não manipula-se em demasia os tecidos, evitando o trauma operatório. A extração de um dente, enfim deve ser praticada sem traumatismos desnecessários ou evitáveis e sem força excessiva, lançando-se mão da técnica de odontosecção.

FONTE:
ODONTOSECÇÃO PARCIAL INTENCIONAL: CRITÉRIO E TÉCNICAS OPERATÓRIAS
LACERDA, S.L.;MENDONÇA, M.
TCC

Remoção de terceiro molar inferior incluso

Deixe um comentário