Você está visualizando atualmente O MAIS SIMPLES PROTOCOLO PARA REMOÇÃO DOS BRAQUETES ESTÉTICOS

O MAIS SIMPLES PROTOCOLO PARA REMOÇÃO DOS BRAQUETES ESTÉTICOS

Desde a época de Edward Angle, os ortodontistas têm realizado pesquisas para encontrar formas para controlar mais precisamente os movimentos ortodônticos. Nos últimos anos, os ortodontistas têm dado mais atenção ao aspecto estético dos aparelhos ortodônticos dos quais se utilizam para realizar os movimentos dentários.

Não apenas o resultado final do tratamento ortodôntico é importante, o aspecto estético do paciente durante o mesmo tornou-se um fator de notável relevância.

Tentando minimizar esses problemas apresentados, foram desenvolvidos, na década de 70, braquetes confeccionados em cerâmica. No entanto, esses braquetes podem causar danos iatrogênicos ao esmalte durante a sua remoção, por produzir forte união na interface compósito-braquete.

Além disso, a impossibilidade de sofrerem distorções gera uma tensão demasiada na interface esmalte-compósito e, não raro, durante os procedimentos de descolagem pelas técnicas convencionais, ocorrem fraturas e danos importantes ao esmalte dentário.

Braquetes_MonoPROTOCOLO PARA REMOÇÃO:
1 – Fragilizar o braquete no longo eixo, com uma broca diamantada.
Deve-se ter, por parte do operador, habilidade manual e acuidade visual suficientes para não lesar o esmalte no momento da fragilizar o braquete. No momento em que a broca atingir o compósito, seu uso deve ser suspenso.

2 – Crie uma sustentação do dente solicitando ao paciente para que morda um rolo de algodão. Durante a aplicação do instrumento de remoção.

3 – Utilizar, para remover o braquete, o alicate de How.
Posicione o alicate horizontalmente sobre o bráquete com as “pontas” alinhadas a oclusal e a gengiva sob as aletas. Não posiciona as “garras” contra a superfície do dente ou a base do bráquete. Em seguida, realiza-se um suave pressionamento com o objetivo de deformar a estrutura do acessório.

4 – Para a remoção da maior parte da resina remanescente, preconiza-se a utilização de brocas multilaminadas (12 lâminas) de alta rotação, procurando-se desgastar apenas o provável local onde os braquetes haviam sido posicionados.

5 – Em seguida, com uma esponja do tipo “microbrush”, espalha-se um pouco de purpurina de prata em cada dente isoladamente. Com isto, objetiva-se identificar a presença de resina PINTremanescente. Nestes pontos, passa-se cuidadosamente a broca multilaminada de baixa rotação, sem refrigeração, para uma complementação da remoção.

6 – Por fim, prossegue-se com um leve polimento à base de borrachas e discos abrasivos, de abrasividade decrescente, até obter-se um brilho natural semelhante ao das áreas de esmalte que não sofreram o processo de adesão.

FONTE:
1 – Sugestão de um protocolo simples e eficiente para a remoção de braquetes ortodônticos
Dickson Martins da Fonseca, Fábio Henrique de Sá Leitão Pinheiro, Simone Fujiwara de Medeiros.
R Dental Press Estét – v.1, n.1, p. 112-119, out./nov./dez. 2004.

2 – Remoção de braquetes cerâmicos com alicate de How associado à broca diamantada – avaliação da topografia do esmalte.
Matheus Melo Pithon, Márlio Vinícius de Oliveira, Antônio Carlos de Oliveira Ruellas.
R Dental Press Ortodon Ortop Facial – Maringá, v. 13, n. 4, p. 101-106, jul./ago. 2008

Deixe um comentário