Você está visualizando atualmente PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL USANDO APARELHOS ORTODÔNTICOS? — SIM ou NÃO

PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL USANDO APARELHOS ORTODÔNTICOS? — SIM ou NÃO


Não há, ainda, estudos revelando como se comporta o esmalte, suas estruturas e fisiologia nas áreas abaixo dos braquetes fixados e submetidos à ação de agentes clareadores.

As áreas ainda recobertas por gengiva, ou ainda em contato com outros dentes, não ortodontia_em_guarulhosentrarão em contato com o clareador, como nas demais áreas. O risco de manchas e de irregularidades na cor e de superfície, após a remoção dos braquetes, é muito grande, e não valeria a pena a relação custo-benefício em situações normais.

Mas pode? Pode quando?
Em situações muito específicas, pode-se necessitar dar um melhor aspecto às irregularidades pigmentadas entre braquetes, dentes e aparelhos, pois, nos primeiros momentos da clareação, se observa uma nítida melhora no aspecto pela limpeza oferecida pelo peróxido de hidrogênio, graças à sua alta permeabilidade nas mínimas reentrâncias, como lamelas, trincas e pequenas depressões e irregularidades, naturais ou não, do esmalte.ortodontia

A melhora, trazendo um aspecto “mais limpo”, do aparelho ortodôntico nos dentes pode ser motivadora para o paciente suportar melhor, psicologicamente, o prolongado tratamento ortodôntico. Mas, ressalta-se que, com esse objetivo, o procedimento clareador deve ser breve e com finalidade bem definida. Com o objetivo de, efetivamente, clarear os dentes com os braquetes, deve-se ressaltar que, após sua remoção, aumenta-se em muito o risco de irregularidades de cor e de superfície nas áreas abaixo desses.

Além disso, o esmalte clareado pode estar mais fragilizado em sua estrutura. Em situação de normalidade, relata-se eventuais remoções de esmalte superficial junto com a remoção dos braquetes — não se sabe se isso aumenta muito, ou não, quando o esmalte foi clareado.

Outro motivo bem específico para se fazer clareação dentária durante o tratamento ortodôntico, pode ser de naturezaaparelho-resina profissional, especialmente se considerarmos que a imagem predomina, muitas vezes, sobre o conteúdo mental ou sentimental em determinados processos, em nossos tempos. Para manequins, modelos fotográficos e outras profissões que dependem da imagem e da exposição pública, são requeridos dentes brancos e limpos. O mesmo ocorre quando o paciente será submetido a entrevistas e a outras formas de seleção para empregos e oportunidades de trabalho e artísticas.

Os aparelhos, por si só, podem não afetar o aspecto desejado pelo contratante ou empregador, mas, se oferecerem um aspecto saudável, sem placa dentobacteriana e sem pigmentações que possam dar uma aparência desagradável durante a exposição bucal em sorrisos.

FONTE:
Clareação dentária e o tratamento ortodôntico: esclarecimentos e orientações
REV CLÍN ORTOD DENTAL PRESS. 2013 AGO-SET;12(4):114-9
Alberto Consolaro
Renata Bianco Consolaro
Leda Francischone

Deixe um comentário