POST ESPECIAL PARA OS ‘ACADÊMICOS’: Montagem Clínica de Articulador Semi Ajustável — COM VÍDEO

Os primeiros pesquisadores que perceberam a importância da anatomia e fisiologia da ATM e dos movimentos mandibulares na oclusão, sentiram a necessidade de criar um aparelho que pudesse simular as ATMs, posicionar os modelos e reproduzir os movimentos mandibulares essenciais a uma oclusão satisfatória.

Assim surgiu o articulador, instrumento valioso para o cirurgião-dentista que está preocupado com a reconstrução de uma boa oclusão. Porém, não é um instrumento mágico e infalível, sendo que as suas possibilidades dependem de quem o manuseia e trabalha.

Provavelmente a maior vantagem dos modelos de estudo montados seja a possibilidade de se reproduzir os movimentos mandibulares sem a interferência do sistema neuromuscular. Muitas vezes, clinicamente, um paciente pode nos apresentar algum contato traumático. Os modelos de estudos ajudam no estabelecimento de um diagnóstico mais acurado. No entanto, a montagem deve ser muito bem feita para não aparecerem contatos que na verdade sejam inexistentes

Agora, então, confira ao vídeo!

Fonte do texto:
Qual a importância clínica da montagem em articulador dos modelos de gesso dos pacientes ortodônticos? – Pergunte a um Expert.
Dr. Danilo Furquim Siqueira pergunta, Jurandir A. Barbosa responde.
R Clín Ortodon Dental Press, Maringá, v. 1, n. 6, p. 9 – 15 – dez. 2002/jan. 2003

Deixe um comentário