Você está visualizando atualmente — T U D O — SOBRE PROTETORES BUCAIS! — 1ª PARTE

— T U D O — SOBRE PROTETORES BUCAIS! — 1ª PARTE

É muito comum para quem pratica esportes de contato receber pancadas e choques próximos a boca, nessas situações é importantíssimo o uso do protetor bucal. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões( ! ) de dentes são perdidos devido as atividades esportivas, anualmente. Então, não apenas lutas e artes marcial, mas, também futebol, basquete, handebol, entre outros, tem elevado o número de traumatismos em dentes e na face. Assim,para não fazer parte dessa estatística, use o PROTETOR BUCAL! ?

1. O QUE É UM PROTETOR BUCAL?
protetor-bucal-silicone-moldavel-simples-estojo-pretorian_mlb-f-234884276_9001Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também. Os protetores funcionam como amortecedores, distribuindo as forças durante o golpe, prevenindo maiores traumas pelo impacto.

? Um estudo realizado pela American Dental Association – ADA, estimou que mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. Mas, para obter a melhor proteção, você precisa ter o tipo certo.

2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROTETORES BUCAIS?
Existem diferentes tipos de protetores bucais.

2.1. Os mais comuns são os “de estoque”, de tamanho e forma padrão, longe de serem seguros e eficazes para uma correta proteção. São simplesmente um pedaço de plástico e podem inclusive causar problemas de ATM.
Usar um protetor bucal de baixa qualidade pode ser tão ruim quanto não usar nenhum

como_moldar2.2. Um pouco melhores são os de silicone termoplástico, que a pessoa aquece e coloca na boca, o “ferve-e-morde”. Estes são vendidos em lojas de artigos esportivos em diferentes tamanhos, porém, durante a prática do esporte, o atleta tem que ficar com a boca fechada para não cair e como não se adapta perfeitamente à boca, ocasionam perda de rendimento e atrapalham a respiração do atleta.

2.3. O protetor bucal personalizado é um aparelho bem mais sofisticado. São placas confeccionadas sob medida para aprotetor-bucal-personalizado-2 arcada dentária do atleta. Trata-se de uma placa de silicone prensada sobre o modelo de gesso. Pelo fato de ser confeccionado sobre o modelo da arcada, adapta-se perfeitamente à boca, oferecendo maior conforto e maciez. Os protetores personalizados promovem maior conforto e sendo bem mais eficazes. Podem ser personalizados, em relação às cores, e inclusive permitem gravações de imagens, números e palavras,

Apresentam diferentes espessuras, conforme a necessidade do usuário e a atividade praticada. Eles podem ser fabricados em 3 níveis de proteção.
➡ 2.3.1. Leve: Indicação: academia, caminhada, corrida, ciclismo, hipismo, futebol, voleibol, handbol – Espessura: 1 camada de 1,5 a 3,0mm
➡ ➡ 2.3.2. Médio: Indicação: luta livre, judô, basquete, beisebol, skate, patins. – Espessura: 2 camadas de 1,5 a 3,0mm cada.
➡ ➡ ➡2.3.3. Pesado: Indicação: boxe, vale tudo, karatê – Espessura: 1ª camada de 1,5 a 3,0mm; 2ª camada de 0,5 mm de polietileno, material rígido; 3ª camada de 1,5 a 3,0mm.

3. O PROTETOR EVITA SOMENTE OS TRAUMAS BUCAIS?
NÃO!
➡ A função do protetor bucal vai muito além e varia de esporte para esporte.⬅

protetor-33.1. Em esportes de combate como boxe, MMA, jiu-jitsu, muay thai, entre outros, a função principal do protetor bucal é a de absorver e dissipar o impacto. Com isso, além de proteger os dentes, o protetor bucal ajuda a evitar lesões cerebrais, fraturas na mandíbula e lesões das articulações, além de também proteger a coluna cervical indiretamente. Por tudo isso, é até provado que o uso de protetor bucal diminui significativamente as chances de sofrer nocaute.

3.2. Nos esportes radicais, onde a chance de uma pancada forte existe, o protetor bucal deve ser usado em complemento ao capacete e faz a mesma função de absorver e dissipar o impacto, protegendo não só os dentes, mas também a ATM.

3.3. Nos dentes, além de diminuir as chances de fratura, o protetor ajuda a evitar reabsorção das raízes dentárias. A reabsorção da raiz é um mal silencioso, que demora a ser detectado, pois com as ‘pancadas’ do combate, a raiz tende a se proteger e retrair. O protetor bucal, ao absorver e dissipar o impacto, evita que a raiz sofra.

ATENÇÃO!
Em fisiculturismo, musculação e na academia diária: Em alguns casos, a força feita para levantar os halteres é muito intensa, e o atleta tende a travar os dentes. Dessa forma, a função do protetor bucal, além de proteger a ATM, é de proporcionar um alívio na musculatura da face e também proteger a cúspide dos dentes de desgastar e trincar.

AGORA, LEIA: T U D O — SOBRE PROTETORES BUCAIS! — 2ª PARTE

Este post tem um comentário

Deixe um comentário