Você está visualizando atualmente TÓRUS maxilar e mandibular: Terror dos pacientes que sofrem de CANCEROFOBIA!

TÓRUS maxilar e mandibular: Terror dos pacientes que sofrem de CANCEROFOBIA!

A palavra “toro” tem origem do latim torus e significa tumor ou protuberância circular.

O toro palatino é uma lesão comum e benigna localizada na apófise palatina da maxila, de causa provavelmente hereditária mendeliana dominante.
É uma exostose comum que ocorre na linha média do palato duro. Ocorre mais frequentemente em pacientes jovens e sua incidência varia de 9 a 65%, dependendo do grupo étnico estudado (alta prevalência em asiáticos e esquimós), tendo leve predileção pelo sexo feminino.
Na maioria dos casos, os toros apresentam-se assintomáticos, a não ser que a mucosa que os recobre seja fina e ulcere em razão do traumatismo secundário. Ao exame microscópico, observa-se uma massa de osso cortical lamelar denso, sendo algumas vezes notada uma zona interna de osso trabecular.



A remoção cirúrgica de toros é indicada quando estes interferem na estabilidade de uma prótese total ou parcial, quando sofrem ulcerações frequentes pela mastigação, dificultam a articulação das palavras, ou quando o paciente sofre de cancerofobia.

O tórus (toro) mandibular se forma ao longo da superfície lingual da mandíbula sobre a linha miloióidea na região dos pré-molares. Pode ocorrer em ambos os lados em 90% dos casos. Eles podem aparecer em radiografias periapicais e nas radiografias oclusais são facilmente visualizados.

Fonte
1 – Remoção cirúrgica de toro palatino para confecção de prótese total convencional – indicações de diferentes incisões
Daniela Ponzoni, Juliana Marques Guarino, Angélica Pirani Perez, Rafael Machado de Souza, Rodolfo Frias Paro.
2 – OdontoBLOGia

Imagens de torus Maxilar e Mandibular

Remoção do Tórus Mandibular

Este post tem 4 comentários

  1. camilaaaaa

    Boa Noite.
    Infelizmente hoje acabo de descobrir que tenho Tórus =/
    Poderia me dizer como é feita cirurgia e como é a recuperação?
    A anestesia é penas local? Mais ou menos qual é o valor da cirurgia?
    ficarei muito grata pela sua ajuda, realmente estou triste e apavorada =/
    Obg

    1. Emelene

      Boa noite

      Eu já fi anestesia local, eu fiz no convenio não sei valor, foi a dentista que fez, minha recuperação foi ruim, devido ter tido febre e tratar de um tumor na época, mas já vi pessoas que tiveram a recuperação tranquila… bem logo que fizer ficara bem bjs boa noite

  2. BIANCA GUIMARÃES

    Eu tbm acabei de descobrir que tenho torus e gostaria de saber se a cirurgia é muito dolorosa, quais são os tratamento, confesso que estou com receio disso.

Deixe um comentário