Você está visualizando atualmente [VÍDEO] Saúde Infantil — Como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.

[VÍDEO] Saúde Infantil — Como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.

Por volta dos 6 meses de idade inicia-se a dentição decídua, sendo composta por 20 dentes e ficando completa por volta dos 3 anos de idade.

A fase inicial da dentição do bebê é, usualmente, caracterizada por um mau estar do bebê e por constantes choros de desconforto.

Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem:
Dores, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite, surge a vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral.

Como ajudar o seu bebê a aliviar as dores dos primeiros dentes:
Converse com o odontopediatra acerca de opções alternativas como:
– Anéis: Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.
– Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.
– Distração: Mantenha o bebé distraído. Música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.
– Sono em dia: Certifique-se que o bebê descanse bastante. Se o bebê não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebê não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução.
– Paracetamol: O paracetamol para bebé poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebê ingira qualquer tipo de medicamento.
– Soluções homeopáticas: Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebé, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

Nunca! Nunca esfregue as gengivas do bebê com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.

Cuide desde cedo dos dentes de seu bebê, escovando-os de forma suave e regular com uma escova muito suave com um pouquinho de pasta infantil.

Advertência
Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vómitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas

Assista ao vídeo:

Deixe um comentário