Você está visualizando atualmente # 05 FATORES Sobre  – APNEIA DO SONO – que VOCÊ precisa SABER — COM VÍDEO

# 05 FATORES Sobre – APNEIA DO SONO – que VOCÊ precisa SABER — COM VÍDEO

A palavra apneia significa “parada da respiração”. Hoje em dia, existe um número cada vez maior de pessoas com apneia. E a maioria sofre as consequências dessa doença, durante vários anos, sem saber a causa de tantos problemas. A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.

1 – A apneia do sono, o Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizado pelaAPNEIA DO SONO ORTOBLOG obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos. Já a hipopneia é a redução de 30% a 50% do fluxo de ar.

2 – A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amígdalas e adenoides são grandes, a pessoa está acima do peso, ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

3 – Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio. Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, sendo que ele é apenas um dos sintomas da doença. O diagnóstico médico é feito por meio de um exame chamado de images (1)polissonografia, que é o monitoramento do sono por equipamentos eletrônicos. O exame clínico é indicado para que seja avaliada a condição do trato respiratório do paciente e deve ser feito por um médico com especialização na área.Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual; e irritabilidade.

Apneia do sono, como prevenir e tratar!

apneia-do-sono-e-doencas-cardiovasculares4 – A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

5 – Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora da apneia do sono. Perder peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir de lado, evitar consumo de comidas pesadas antes de dormir, evitar o fumo 4 horas antes de deitar e elevar a cabeceira da cama entre 15 cm e 20 cm são algumas medidas simples que podem evitar problemas futuros.

FONTE:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Deixe um comentário