08 — M I T O S — SOBRE OS SEUS DENTES!

01 – A mulher perde cálcio durante a gestação. MITO!
O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebê provém da alimentação da gestante, os seus dentes não participam do processo de captação e nem sofrem qualquer dano.

02 – Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! MITO!
A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca. Deve também apresentar todas as cerdas da mesma altura para uma completa massagem dos dentes e gengiva, alem, é claro, de ser macia.

03 – Perda dos dentes é conseqüência natural do envelhecimento. MITO!
A perda dentária é conseqüência de doenças gengivais mal tratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar a 3ª idade com todos os dentes na boca.velhos saudebucalloe

04 – O uso de implantes ou próteses totais (dentaduras) não necessitam de controle periódico no dentista. MITO!
Os implantes precisam da mesma manutenção gengival e descontaminação semestral dos dentes. Pacientes com próteses também devem fazer visitas regulares para avaliação dos tecidos moles (gengiva, bochecha…) e adaptação da mesma.

05 – Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries. MITO!
Os chicletes ou balas sem açúcar não provocam cáries, mas também não auxiliam contra elas.

06 – O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído. MITO!
Depende de sua posição dentro da arcada dentária. Há casos em que o siso causa desconfortos como dores, e então se torna essencial a extração. Há casos em que o crescimento deste dente não causa nenhum problema e não há a necessidade da extração.

slide_3807 – Tomar muito antibiótico na infância pode enfraquecer os dentes. MITO!
Alguns medicamentos — como a tetraciclina, por exemplo — podem provocar a má formação nos tecidos dentários. Entretanto, tudo depende da dose administrada e da idade em que o paciente toma essas substâncias. Geralmente, os antibióticos não causam esse tipo de problema.

08 – Nas crianças pequenas, não há problema em perder dentes por cárie. MITO!
É um mito comum que os dentes das crianças perdidos devido a cáries são algo de menor importância porque os dentes de leite iriam cair de qualquer jeito. A cárie dentária em dentes de leite pode resultar em danos para o desenvolvimento das coroas dos dentes permanentes em desenvolvimento abaixo deles. Se os dentes de leite forem perdidos precocemente, os dentes permanentes podem surgir mal posicionados, exigindo ortodontia mais tarde.

Deixe um comentário