Você está visualizando atualmente [2ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! — CAUSA, ETIOLOGIA e CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

[2ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! — CAUSA, ETIOLOGIA e CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

CAUSA:
Na neuralgia do Trigêmeo, a função do nervo do Trigêmeo é interrompida. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal – neste caso, uma artéria ou de uma veia – e o nervo do Trigêmeo. Esse contato coloca pressão sobre o nervo e faz com que ele não funcione corretamente e provoque a dor característica.

Uma série de gatilhos pode desencadear a dor da neuralgia do Trigêmeo, incluindo:
Barbear-se. Acariciar o próprio rosto. Alimentar-se. Beber. Escovar os dentes. Falar. Maquiar-se. Ser exposto à brisa e ao vento. Sorrir. Lavar o rosto.

Neuralgia do Trigêmeo – Dr. Eloy Rusafa

ETIOLOGIA:
Nevralgia do Trigêmeo resulta da irritação de um ou mais ramos do quinto par craniano, mas a etiologia e os mecanismos fisiopatológicos continuam não totalmente compreendidos. Mas o mais aceito constitui de uma associação entre processos degenerativos do envelhecimento e compressão vásculo-nervosa (JÚNIOR et al., 1989), sendo a mais frequente a artéria cerebelar superior (GALER, 1995).

Os mecanismos compressivos das raízes trigeminais na base do crânio e o contato anômolo de artérias e veias na porção de entrada do nervo Trigêmeo são fatores que podem causar esse tipo de dor.
A atividade dos músculos da mastigação e faciais durante a fala, a deglutição e o bochecho também podem iniciar um episódio doloroso.

Fenômenos ligados à senilidade também estariam relacionados a sua ocorrência.
A reabsorção do rebordo alveolar mandibular pode ser um fator causador de uma neuropatia trigeminal

Enfermidades periodontais e oclusão traumática são consideradas, às vezes, como causa, mas com pouco ou nenhum fundamento (GRAZIANI, 1995; SHAFER, 1987). O senso comum é que, com a proximidade dos dentes e a localização da dor, sugere logo uma causa dentária. Mas isso é logo desmentido pela persistência da moléstia, após a remoção de todos os dentes.

Trigêmeo – Apior dor do mundo:

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS:
1) Localização, irradiação: A dor é unilateral, com apenas 3% de incidência bilateral, e existe pouca irradiação para fora da área do nervo Trigêmeo. As divisões mais frequentemente afetadas são a segunda e a terceira.
2) Caráter: Tipo choque elétrico, pontada, lancinante ou aguda.
3) Gravidade: Moderada a grave, mas pode ser mais ligeira às vezes.
4) Duração, periodicidade: Cada episódio de dor dura entre alguns segundos e dois minutos, mas pode ser seguido rapidamente de outro ataque. Podem ocorrer entre 10 a 70 episódios num dia. Em geral existe um período refratário entre os ataques.
Com a progressão da doença, os ataques tendem a durar mais. Podem haver períodos de remissão espontânea, que inicialmente podem durar meses ou anos, mas ao longo do tempo os períodos de remissão tornam-se mais curtos.
5) Fatores suscetíveis de a influenciar: Estímulos leves e inócuos no lado afetado da face provocam dor.
6) Características associadas: Ansiedade e depressão, além de deterioração da qualidade de vida, são consequências comuns da doença. Os pacientes, durante a crise, ficam deprimidos e devido à dor e à impossibilidade de comunicação, mastigação e ações habituais como higiene bucal e facial. O que pode levar o indivíduo a pensar em suicídio.

“Em geral, mais de 60% dos pacientes que apresentam neuralgia do Trigêmeo estão acima dos 60 anos de idade. Portanto, é uma doença que prevalece, digamos assim, na chamada terceira idade ou em idades mais avançadas.”

LEIA:
[1ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DEFINIÇÃO
[3ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DIAGNÓSTICO e RELAÇÕES ODONTOLÓGICAS
[4ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! — TRATAMENTO e PROGNÓSTICO

Este post tem um comentário

Deixe um comentário