Você está visualizando atualmente História das Copas – Dr. Mário Trigo, o dentista da Seleção!

História das Copas – Dr. Mário Trigo, o dentista da Seleção!


Há seis anos morreu, em Brasília, com 96 anos, o Dr. Mário Trigo… Mas, quem era Dr. Mário Trigo? E o que ele tem haver com o mundial de futebol?
Dr. trigo sendo carregado!
Copa_Dentista _OrtoblogA história da Odontologia do Esporte no Brasil é marcada pela atuação do cirurgião-dentista Mário Hermes Trigo de Loureiro, o Dr. Mário Trigo, paulista, odontólogo e especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, ele foi  o dentista da Seleção Brasileira.
Ele faz parte da comissão técnica das seleções brasileiras bicampeãs mundiais de futebol de 58 e 62, além da seleção de 1966. E também atuou na fase preparatória da seleção tricampeã de 70, mas não viajou com a seleção até o México. Mesmo assim, a contribuição da odontologia para o Tri foi maior do que se imagina.
Dr. Trigo utilizou a teoria da ‘Repercussão à distância’. Segundo ela, focos dentários debilitam todo o corpo. No caso de jogadores de futebol, isso se traduz em uma maior demora na recuperação de lesões. Assim, ele deixou, novamente, a saúde oral do nossos jogadores em dia.
Sendo um eterno apaixonado pelo futebol, Trigo acalentava o sonho de ver a Seleção Canarinho campeã das Copas do mundo. Então, logo que chegou à comissão técnica, recém-convocado viu o tamanho do trabalho que teria… Perto da viagem para o Mundial da Suécia, em 58, ele tinha o grande desafio de arrumar a saúde bucal de 33 atletas.
Sem estrutura para realizar o trabalho, ele pediu ajuda à universidade onde havia se formado: Universidade do Brasil – hoje a UFRJ. Colocando em prática, com a ajuda dos universitários, o seu planejamento odontológico. O saldo foi uma Seleção livre da temida dor de dentes, mais de 500 restaurações e 118 extrações dentárias. Isso tudo em 33 atletas convocados… Façam as contas!
“Extrações que poderiam ter sido evitadas, se houvesse tempo para o tratamento”.
Esclareceu Dr. Mário Trigo, na época.
No dia 10 de abril de 1958, a Seleção partiu para Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde ficou por 20 dias treinando. E, por sugestão dos jogadores, Mario Trigo foi junto, por sua capacidade de descontrair o ambiente com uma piada. O tempo mostrou que ele ajudava a dar estabilidade emocional aos craques.
copa_dentista_Ortoblog1
Dr. Mário trigo, com 90 anos
O Dr. Trigo era, segundo os seus milhares de admiradores, extremamente bem-humorado, e sempre tinha uma anedota na ponta da língua para contar. Tanto que metade do folclore criado em torno da figura do Mané Garrincha teve origem na boca de Trigo. Essas são sempre histórias divertidas, que são repetidas até hoje… Também, são contadas, em tom de galhofa, as atitudes nada cerimoniosas que teve com rei da Suécia, Gustavo Adolfo, depois da espetacular vitória brasileira. Mais que do dentista, Trigo se tornou um amuleto para o time, melhorando o ambiente com seu bom humor proverbial e quebrando pequenos galhos dos jogadores.
Dr. Trigo, pouco antes de falecer, lançou o livro: ‘ETERNO FUTEBOL’, onde relembra toda a sua trajetória como o VERDADEIRO DENTISTA DAS COPAS.

 

Deixe um comentário