Você está visualizando atualmente ATENÇÃO: Respirar pela boca prejudica saúde bucal

ATENÇÃO: Respirar pela boca prejudica saúde bucal

Respirar pela boca é um hábito que pode ser adquirido desde a infância. O problema é que não usar o nariz para inspirar e expirar pode comprometer a saúde oral e geral de uma pessoa.

Além do desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária, estudos indicam que oxigenar o cérebro com o ar que entra pela boca pode prejudicar a capacidade de atenção e o rendimento escolar.

“O tratamento para a respiração bucal melhora significativamente a qualidade de vida do paciente e seu comportamento, sua autoestima, seu nível de energia e até mesmo o desempenho escolar”, diz o doutor Luciano da Silva Carvalho, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD.

Para fazer o diagnóstico correto, o recomendado é trabalhar com um time de especialistas – o otorrinolaringologista, o odontopediatra e o fonoaudiólogo. Na opinião de Carvalho, os pais devem prestar atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos e na forma como estão respirando, principalmente durante o sono. “É importante reparar se a criança tem alguma dificuldade em permanecer com os lábios fechados, se emite sons pelo nariz enquanto dorme, ou, ainda, se dorme com a boquinha aberta”, indica.

Sindrome da face alongada

É bom ficar alerta!

Caso as crises respiratórias sejam muito frequentes, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso tanto por parte de um médico, quanto de um cirurgião-dentista já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.

Deixe um comentário