Você está visualizando atualmente BIOMECÂNICA DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA – RESPOSTA INICIAL DOS TECIDOS PERIODONTAIS

BIOMECÂNICA DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA – RESPOSTA INICIAL DOS TECIDOS PERIODONTAIS

 Após sofrer algumas críticas por abordar, digamos, assuntos mais mundanos, o Ortoblog, em um furor acadêmico, publica os resultados de um artigo cientifico sobre:
 BIOMECÂNICA DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA – RESPOSTA INICIAL DOS TECIDOS PERIODONTAIS – em ratos machos jovens com 70 dias de idade, pesando aproximadamente 150 gramas…
Pena que esses posts ninguém lê!!
Vamos, então, aos resultados:

Grupo Controle (HemimandIbulas do lado direito):
Em quase todas as secções, era evidente a atividade metab6lica intensa de fibroblastos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos, além de rearranjo constante dos feixes de fibras do ligamento periodontal. Especialmente no septo 6sseo entre o primeiro e o segundo molares inferiores, este dinamismo morfofuncional caracterizavase por intensa atividade remodeladora que se expressa morfologicamente pela presença de osteoblastos envolvidos por matriz oste6ide; por lacunas de reabsorção alojando osteoclastos; pelo rearranjo dos fibroblastos e dos feixes de fibras colágenas periodontais.

B: Grupo Experimental (Hemimandíbulas do lado esquerdo):
As alterações morfo16gicas induzidas pela força ortodôntica nos diferentes períodos experimentais (30 minutos, 1, 2, 6, 12, 24, 48, 72, 96 e 168 horas) mostraram uma evolução gradual dos fenômenos instalados.
1 – Trinta minutos ap6s a aplicação da força ortodôntica, já se observava o rompimento dos feixes de fibras colágenas dento-dentais, pequenos focos hemorrágicos, deslocamento de fragmentos de cemento e hialinização do colágeno mais superficial.
2 – Sessenta minutos ap6s a aplicação da força, observava-se a destruição do epitélio’ de revestimento da papila interdentária com exposição do tecido conjuntivo subjacente. Os feixes de fibras dento-dentais apresentavam-se hialinizados na sua porção mais coronária, evidenciando um nítido rompimento e separação na sua porção intermediária, embora permanecessem ainda inseridos no cemento de ambos os lados.

3 – Após 2 horas da aplicação da força, podia~se observar que as alterações dos feixes de fibras dento-dentais eram mais extensas, atingindo a crista do septo ósseo interdental. Hialinização, rompimento das fibras. deslocamento de fragmentos de cemento, edema, degeneração de fibroblastos e presença de leucócitos eram observáveis na maioria das secções examinadas. O exame com luz polarizada pennitiu observar que as fibras transeptais ainda preservavam sua esrrururação macromolecular.

4 – Seis horas após, observava-se no espaço entre o primeiro e o segundo molares uma intensificação dos processos destrutivas. Todo o conjunto de fibras dentodentais hialinizadas eSlava se fragmentando e apresentando acúmulos focais de neutrófilos associados com degradação do colágeno. Os fenômenos destrutivas atingiam o septo ósseo, afctando fibroblastos, cemento e os feixes transeptais mais cervicais
LEIA O ARTIGO COMPLETO – AQUI
REFERÊNCIA:

BIOMECÂNICA DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA – RESPOSTA INICIAL DOS TECIDOS PERIODONTAIS

Lizete Toledo de Oliveira RAMALHO
Lourenço BOZZO

Rev. Odont. UNESP, São Paulo,19: 1-11,1990.

Deixe um comentário