Você está visualizando atualmente Borrachinha de Aparelho fixo, qual cor usar?

Borrachinha de Aparelho fixo, qual cor usar?



Alguns pacientes me perguntam se as borrachinhas com que prendemos o fio ortodôntico é para enfeitar o aparelho, e outros, ainda, querem trocar as borrachinhas para ornar com a roupa daquela super-festa. Isso deve ser bem comum, pois no Mercado Livre há anúncio de borrachinhas ortodônticas à vontade.

Da minha parte, eu sempre explico para os meus pacientes qual é a real função dessas tais borrachinhas! Então, preste atenção, que vou explicar para você, amigo leitor, qual é a serventia das borrachinhas coloridas do aparelho fixo!
Primeiro: as borrachinhas são ligaduras que conectam o fio ortodôntico aos bráquetes. Transmitindo, assim, certa força para acontecer a movimentação dentária.



Segundo: Estes elásticos são de fácil colocação o que agilizam o atendimento, são confortáveis para o paciente, são de fácil higienização e estão disponíveis em várias cores, contribuindo para a motivação do paciente com o tratamento ortodôntico, viu aqui o segredinho das cores?
E essa questão  é tão importante que pesquisadores foram estudar se existe alguma influência da pigmentação utilizada na manufatura das ligaduras elásticas coloridas em relação ao percentual de degradação da força. Ou seja, se dependendo da cor das borrachinhas, elas permanecem mais fortes ou ficam fraquinhas logo, logo.
Sabe o que esses investigadores descobriram?
Sim, Diante dos resultados, pode-se concluir que existe uma diferença significativa entre algumas cores. 
Então, agora é a hora de saber qual cor utilizar durante o tratamento… 

Qual será a cor que tem o melhor desempenho?
Bom, o que você acha?

Deixe um comentário falando qual cor você acha que teve o melhor e o pior desempenho nas pesquisas.


Ah, sim! Depois eu conto para vocês.


Deixe um comentário