Você está visualizando atualmente BRASÍLIA, A ESTRANHA!

BRASÍLIA, A ESTRANHA!

Definitivamente, Brasília é uma cidade estranha!

Passei alguns dias na Capital Federal neste mês, e achei essa cidade um tanto estranha. Desde que decidir ir à Brasília, para apresentar uma palestra no Congresso Internacional da ABOR, uma música da Legião Urbana não saiu da minha cabeça – aqui – especialmente o trecho que João do Santo Cristo chega à Brasília: “Meu Deus! Que cidade linda…”
Mas, Brasília não é uma cidade bonita, é uma cidade esquisita. Estranha para a gente que vive em cidades nada setorizadas e em cidades que há fluxo amalucado de pedestres. Eu gosto de conhecer as cidades andando a pé; isso em Brasília é uma tarefa difícil: avenidas muito largas, sem sinal de trânsito, sem faixa de pedestre, calçadas em péssima conservação e jardins arruinados – Olha que estou falando do plano piloto.

O problema de Brasília é, justamente, o fato de ser uma cidade planejada. Também moro em uma cidade que foi planejada. E como em todo planejamento sempre tem a marca, a idéia e o jeitinho dos seus criadores. Aqui em BH, foi planejado que a cidade ficaria dentro da Avenida do Contorno com todas as ruas se cruzando. Resultado: a cidade tem um trânsito impossível…

Em Brasília, a idéia de ter setores é estranha. Setor hoteleiro de negócios, setor hoteleiro de turismo, quadras residenciais e quadras comerciais setorizadas – no setor de drogarias, TODAS as drogarias estão lá – cartel é brincadeira. Sabe aquela padaria, aquela vendinha, lá não tem! Apartamento com garagem no plano piloto, esquece…
Mas, nem tudo é ruim! O conjunto arquitetônico é interessante. Ver a Esplanada dos Ministérios é uma emoção, caminhar (?) até o Congresso Nacional e subir a rampa é marcante. Fazer um tour no STF é uma grata surpresa. Tirar uma foto com um Dragão da Independência é uma farra com o infeliz soldado, que não pode se mexer…
Aliás poucas coisas se mexem por lá!

Este post tem um comentário

  1. Ednilson

    Sou braziliense e concordo com a postagem. . Cidade feia, disfuncional, povo nojento , apático, tudo longe e caro ! As pessoas que falam que gostam daqui é porque são altos servidores públicos. Ganham aqui e gastam lá fora. As pessoas são movidas a dinheiro

Deixe um comentário