Você está visualizando atualmente CÁRIE DE MAMADEIRA – Temos que falar sobre isso!

CÁRIE DE MAMADEIRA – Temos que falar sobre isso!

mamdeira11. O que é cárie de mamadeira?
– É uma cárie aguda, agressiva, de evolução rápida e que provoca muita dor. Causa a destruição dos dente-de-leite rapidamente. A destruição dental associada ao íntimo contato de líquidos açucarados fermentáveis com os dentes de leite durante o dia ou à noite, incluindo o leite materno.
– É uma doença que pode afetar a criança no primeiro ano de vida.
– Se o processo carioso se instalar e não for tratado adequadamente, com o passar do tempo poderão aparecer problemas maiores como: dor de dente, grandes cavidades de cárie, restaurações extensas, tratamento de canal, problema periodontal (de gengiva) ou até a perda precoce de dentes.
– A cárie de mamadeira, também conhecida como:
cárie de acometimento precoce, cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, cárie em bebês.

2. Como ocorrência a cárie de mamadeira?
A causa desse tipo de cárie acontece da seguinte maneira:
– Quando a criança adormece, diminui o fluxo salivar, que é o responsável por banhar e proteger os dentes das bactérias.
– A cárie acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. As bactérias interagem com os alimentos ingeridos e produzem resíduos na forma de ácidos que provocam a desmineralização do dente.
– Esse tipo de cárie se inicia com manchas esbranquiçadas nos incisivos superiores e inferiores, que, mais tarde, se não removido o hábito, podem vir a formar grandes cavidades, podendo até destruir o dente.
– Outros fatores que podem determinar o aparecimento da cárie de mamadeira são:mamadeira
adoçar a chupeta com mel ou açúcar para que a criança se acalme e adormeça;
o consumo excessivo de suco ácidos ( laranja, limão ) e coca cola na mamadeira durante o dia todo.

3. qual é o tratamento?
– É importante que ocorra severa mudança de hábitos alimentares e higiene bucal adequada
– O tratamento da cárie de mamadeira deve ser iniciado pelo controle do processo infeccioso. O tratamento, além de ser invasivo, é desgastante para a criança e família. Durante os procedimentos em consultório para tratamento restaurador das cáries, o bebê não consegue ficar parado e não compreende o que está acontecendo, sendo assim, só chora, pois não tem outra forma de se expressar.
– A aplicação tópica de flúor pode ser muito benéfica também.

“Se a doença cárie não for interrompida, poderá ocorrer a destruição de vários dentes, acarretando em sérias repercussões locais, sistêmicas, psicológicas e sociais. A criança pode apresentar um quadro de infecção, dor, dificuldade de mastigação, trauma psicológico e perda prematura de dentes. Isso pode influenciar nas atividades cotidianas das crianças como rendimento escolar, comer, dormir e brincar. A perda precoce dos dentes decíduos prejudica o adequado desenvolvimento e crescimento dos arcos maxilares, organização correta do encaixe dos dentes e função mastigatória e fonoarticulatória acarretando sérias consequências para a dentição permanente.”

Dra. Fabiola Bernardeli Lanfredi

CARIE DE MAMADEIRA

evita a carie4. Como evitar?
– Para evitar a cárie de mamadeira os responsáveis pela criança não devem oferecer o ‘leitinho’ da madrugada ou antes de dormir, principalmente se for adicionado açúcar, achocolatado ou mel.
– A limpeza da boca deve ser feita após cada mamada, seja ela no peito ou na mamadeira, com gaze ou fralda embebida em água filtrada ou outra solução a ser prescrita pelo odontopediatra, caso a criança ainda não tenha os dentinhos.
– Atualmente, é preconizado o início da escovação, com escova de dentes, logo após o aparecimento dos primeiros dentinhos. Para o bebê, a escova indicada é uma escova extra-macia.
– Antes de dormir a escovação deve ser reforçada, já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries.
– Com o tempo, a mamadeira deve ser substituída gradativamente por líquidos no copo.
– É de grande importância que os pais e cuidadores evitem compartilhar os talheres, assoprar os alimentos, colocar a chupeta do bebê na boca e beijar a criança na boca para que não ocorra a transmissão de microrganismos.
– É indicado que a primeira consulta odontológica do bebê seja por volta dos seis meses de idade promovendo a educação com relação a saúde bucal de toda a família..

5. Orientação para as gestantes.
– A prevenção da cárie de mamadeira deve ter início já durante a gestação. Avalianda a condição bucal da futura mãe e controlando os níveis S. mutans, que é uma das principais bactérias associadas ao processo da doença cárie, com o intuito de diminuir a transmissão de bactérias cariogênicas para seus bebês.
– A consulta odontológica na gestação também é importante para orientações quanto à forma correta de higienização das bocas e dentes dos bebês.

6. “Repassando algumas dicas importantes:
– Não adicione açúcar ou mel ao leite da mamadeira nem os coloque em chupetas;
– Capriche na escovação antes de dormir. Use um pouco de pasta de dente com flúor, já que o período da noite é mais suscetívelcariemamadeira5 ao surgimento de cáries;
– Cremes dentais com gostinho saboroso e fantasiados com personagens preferidos das crianças costumam funcionar como bons estímulos à escovação;
– Resista heroicamente à tentação: proíba que seu/sua filho/a consuma em exagero balas, doces, bolachas recheadas, chocolates e refrigerantes, principalmente no espaço de tempo entre as refeições. Se tiver de oferecer esse tipo de alimento, faça-o na sobremesa, higienizando a boquinha logo após;
– A visita ao Odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para um exame preventivo, aplicação de flúor e orientação aos pais.
– Cuide bem dos dentinhos. Eles serão fundamentais para a saúde geral e bucal.”

Dra. Juliana Marchi

ATENÇÃO:
A ideia de que a perda de dentes de leite não importava, pois eles seriam substituídos pelos dentes permanentes é um grande equívoco. A perda prematura dos dentes de leite é catastrófica, causando sérios problemas para a dentição permanente.
A saúde bucal das crianças está fortemente relacionada a uma boa saúde geral.

FONTE:
Portal ABC da Saúde
Portal Minha Vida
Portal Crescer
Portal Macete de Mãe
Vídeo: Canal Blog do Dentista.

Deixe um comentário