Você está visualizando atualmente Cirurgia de Freio Labial: SAIBA COMO É!

Cirurgia de Freio Labial: SAIBA COMO É!

Frenectomia é o nome da cirurgia onde se reduz o freio labial que pode ser superior ou inferior, ou então o freio lingual.

A técnica de frenectomia é um procedimento periodontal que está ao alcance do especialista ou do profissional cirurgião-dentista que possui esse conhecimento, os quais podem auxiliar algumas abordagens dos tratamentos periodontal, protético e/ou ortodôntico.

O freio ou frênulo labial é uma dobra da mucosa que liga o lábio e a bochecha à mucosa alveolar e/ou gengiva e periósteo subjacente. Normalmente, tem uma forma triangular ou de leque com a base voltada para o lábio ou mucosa jugal. Tem a função de limitar os movimentos do lábio, promover a estabilização na linha média e impedir excessiva exposição do tecido gengival. Já as bridas são estruturas fibrosas, congênitas ou adquiridas, situadas normalmente no lado vestibular da cavidade bucal e que promovem a diminuição do fundo de sulco. Sua distinção para os freios está relacionada à largura, visto que os freios são mais estreitos (1 mm ou 2 mm de largura), enquanto que as bridas podem ser maiores.

Algumas anomalias de posição dos freios labiais podem ser corrigidas naturalmente com a erupção dos incisivos. No entanto, a persistência desses freios anormalmente posicionados pode prejudicar a movimentação do lábio, interferir na mímica facial, afetar a fonação, além de alterar o contorno gengival dos dentes. Adicionalmente, tem sido relatado que essa relação anormal pode causar diastemas, contribuir para a retração gengival, afetar a fonação, induzir a hábitos nocivos, bem como interferir na escovação dentária, o que poderia facilitar o acúmulo de biofilme e predispor à doença periodontal.

Diante de situações como essas, um exame clínico detalhado para estabelecer um correto diagnóstico é importante para determinar um tratamento mais adequado para cada situação. Uma abordagem que pode ser feita para avaliar se o freio ou a brida estão interferindo com alguma função ou movimentando a margem gengival é o teste de distensão do lábio ou mucosa. Esse procedimento consiste em utilizar os dedos e movimentar o lábio ou a bochecha de forma delicada em diferentes direções e perceber se a sua inserção distende mucosa, gengiva ou provoca alguma isquemia durante o movimento. A utilização de sonda periodontal para identificar a presença de bolsas ou retrações gengivais também é fundamental nesse exame. Além disso, uma análise radiográfica também permite fazer uma avaliação do tecido ósseo de suporte dos dentes.

Algumas razões para a remoção cirúrgica do freio incluem também a dificuldade de sucção de alimentos, a interferência na fonação e a dificuldade na escovação. A cirurgia consiste na remoção total do freio/brida (frenectomia/bridectomia) ou na sua remoção parcial e no posicionamento mais apical (frenotomia/bridotomia) do(a) mesmo(a).

Deixe um comentário