Você está visualizando atualmente CLASSIFICAÇÃO DAS CAVIDADES by BLACK — COM VÍDEO — PARA VOCÊ NÃO ESQUECER, NUNCA MAIS!

CLASSIFICAÇÃO DAS CAVIDADES by BLACK — COM VÍDEO — PARA VOCÊ NÃO ESQUECER, NUNCA MAIS!

As cavidades podem ser classificadas, de acordo com a finalidade, em terapêuticas e protéticas.

Terapêuticas, são aquelas realizadas em casos nos quais a lesão cariosa, abrasão, erosão, fratura ou outras lesões dos tecidos duros dos dentes tenham comprometido a estrutura coronária parcial ou totalmente, cujo preparo é condicionado a uma restauração individual do dente, visando à reconstrução morfológica, funcional e estética.

Protéticas são as preparações para servir como retentores ou apoio para próteses fixas e removíveis, podendo ser realizadas tanto em dentes afetados quanto em dentes hígidos. Quando realizadas em dentes com coroas clínicas parcial ou totalmente destruídas não deixam de ser também terapêuticas, pois reconstroem o dente e funcionam com retentores ou apoio das próteses.

CAVIDADES by BLACK
CAVIDADES by BLACK

Black propôs dois tipos de classificação: uma baseada nas áreas dos dentes suscetíveis à cárie, ou seja, regiões de difícil higienização, dividida conforme a localização anatômica; cavidades de cicatrículas e fissuras; cavidades de superfícies lisas. E outra, artificial, na qual reuniu cavidades em classes que requerem a mesma técnica de instrumentação e restauração.

Classe I: Cavidades preparadas em regiões de má coalescência de esmalte, cicatrículas e fissuras, na face oclusal de pré-molares e molares, na face palatina dos incisivos superiores, e pode, ocasionalmente, envolver os 2/3 oclusais da face vestibular de primeiros molares inferiores e nos 2/3 oclusais da face palatina dos molares superiores.

Classe II: Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré-molares e molares.

Classe III: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal.

Classe IV: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, com remoção e restauração do ângulo incisal.

Classe V: Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, das faces vestibular e lingual de todos os dentes.

Observação: as Classes II, III, IV e V ocorrem em superfícies lisas.

Classificação complementar à classificação artificial de Black
Alguns autores, como Howard e Simon, acrescentaram cavidades de Classe VI à classificação de Black. Nessa classe estariam incluídas as cavidades preparadas nas bordas incisais e nas pontas de cúspides. Sockwell considera ainda como cavidades de Classe I aquelas preparadas em cicatrículas e fissuras incipiente (de ponto), na face vestibular dos dentes anteriores.

Deixe um comentário