Você está visualizando atualmente SEU APARELHO ORTODÔNTICO PODE SER UMA Colônia de férias para Bactérias e Fungos!

SEU APARELHO ORTODÔNTICO PODE SER UMA Colônia de férias para Bactérias e Fungos!

 Os aparelhos dentomucosuportados podem ser fixos e, então, permanecem, ininterruptamente, na boca por quatro a seis meses ou até mais. Na interface com a mucosa e nas reentrâncias dos aparelhos podem formar biofilmes microbianos, com muita facilidade. Esta interface é um local escuro, úmido e rico em nutrientes.

O acrílico, na verdade, parece uma esponja dura, está cheio de inúmeros orifícios e um labirinto caracteriza sua estrutura interna e neste meio proliferam e vivem, seguramente, diversos microrganismos

Os aparelhos dentomucosuportados fixos, para fungos e bactérias, são melhores, pois os portadores não os retiram toda hora da boca e não os higienizam com frequência. Assim, bactérias, fungos e, também, alguns vírus podem se alojar no acrílico dos aparelhos, tal como nas escovas dentárias e, depois, promovem recidivas, recorrências ou complicações de diversas doenças, como: Gripe, amidalite, pericoronarite recorrente, gengivite. e muitas outras. Mais ainda, a mucosa subjacente ao aparelho revela-se vermelha, sangrante, atrofia e ardente, pois os produtos microbianos atuam lesando o revestimento da cavidade oral.

O que fazer como profissionais da saúde? 

Estabelecermos, na rotina e planejamento dos casos clínicos, um protocolo de higienização específico e eficaz para aparelhos ortodônticos e ortopédicos com partes de acrílico em nossa prática diária. 

Deixe um comentário