COMO A VIDA DA CRIANÇA, QUE ENGASGOU COM UM DENTE, PODERIA SER SALVA.

COMO A VIDA DA CRIANÇA QUE ENGASGOU COM UM DENTE PODERIA SER SALVA.
Foi uma grande tragédia, a morte da pequenina baiana em Ubaitaba.
Sem dúvidas!

RTEmagicC_9cdba16b15.jpgRelembrando o caso:

Uma menina de quatro anos morreu na manhã da terça-feira, 29/07, após se engasgar com um dentinho de leite, extraído em uma cirurgia, realizada por uma dentista na cidade de Ubaitaba.
Segundo a Polícia Militar de Ubaitaba, a menina ficou sufocada e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda. Um médico e sua assistente, socorrista do SAMU, ainda tentaram fazer a menina desengasgar, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital de Ubaitaba. Ao chegar no Hospital, um outro médico a encaminhou para uma unidade médica da cidade de Itabuna. Nesse trajeto, a pequenina sofreu duas paradas cardíacas e, infelizmente, não resistiu.

Então, antes de sair apontado o dedo e fazendo uma caça às bruxas, pergunto:
E se essa tragédia ocorresse em nossos consultórios?
Estamos, realmente, preparados para socorrer uma vítima de engasgamento?
Se ocorresse com a minha filha, como eu iria agir?

Primeiro, saiba que morte por engasgamento e asfixia é mais comum que pensamos e/ou imaginamos. Não é brincadeira, muita gente morre dessa forma. Muitas são causadas por comida ou por outro corpo estranho que as crianças/adultos levam à boca. E poucas são causadas por acidente, como esse que vitimou a menina.
Segundo, existem algumas manobras, certas, que podem e devem ser feitas para salvar uma vítima de engasgamento.

Vamos lá:

O objeto pode causar uma obstrução total ou parcial da traqueia, impedindo, assim, do fluxo de ar passar pelas vias aéreas. No caso de asfixia, se a criança balbucia, chora ou tosse é sinal de que o ar está passando pelas vias aéreas, provavelmente, estamos perante uma situação de obstrução parcial. A tosse é o mecanismo reflexo mais potente para reverter esta situação, por isso, deve incentivar a pessoa a tossir.
Existe uma manobra, chamada de Técnica de Tapotagem, que consiste em uma série de “pancadinhas” nas costas da vitima.  Elas são dadas com a mão em concha e podem ser feitas com a vítima em pé, assentada ou deitada.
Ainda há a Manobra de Heimlich: Para realizar esta manobra ficar atrás da pessoa e envolver-lhe a cintura com os braços. Fecha uma mão e coloca a “junta” do polegar acima do umbigo, à altura da boca do estômago, entre o umbigo e o tórax. Agarra o punho com a outra mão e realiza uma forte pressão para dentro e para cima, o que provocará um aumento da pressão no tórax. Esta pressão obrigará o ar que está dentro dos pulmões a sair, arrastando o corpo estranho.

9051_481908225162764_1318503500_nSe a vitima for uma criança e se estiver consciente:
1- Posicione de bruços em seu braço e efetue cinco compressões entre as escápulas (osso localizado na parte de cima das costas);
2- Vire-a de frente para você e efetue cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos;
3 – Tente visualizar o objeto. Se conseguir, retire-o delicadamente;
4 – Em caso negativo, faça a Manobra de Heimlich.
5- Em caso negativo, repita a manobra até a chegada ao hospital.

Se estiver inconsciente:

1- Deite criança de costas em seu braço e libere as vias aéreas (nariz e boca);
2- Verifique se respira;
3- Se não estiver respirando, efetue duas respirações boca a boca;
4- Observe a expansão torácica. Se não visualizar movimentos, repita a liberação das vias aéreas e as duas respirações;
5- Em caso negativo, repita a manobra até a chegada ao hospital;

heimlichEm Adultos:

Se a vítima estiver tranquila e sem sufocar, aplique a Técnica de Tapotagem, ou:

1- Posicione-se atrás da vítima;
2- Coloque uma mão fechada na região epigástrica (boca do estômago, entre o umbigo e o osso pontudo do peito);
3- Coloque a outra mão aberta sobre a mão fechada e desfira cinco golpes para cima e para dentro da barriga, até que o objeto saia.

Em tempo:

– Nunca tente remover o objeto que está obstruindo a passagem de ar sem tê-lo enxergado e identificado antes.
– Não devemos dar de beber para a vítima.
– Nenhuma medida tomada deve atrasar a busca de atendimento médico. Em todo caso de acidente, sempre ligue para o serviço de emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193) ou procure pelo pronto-socorro mais próximo.
– Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Se por fatalidade, um incidente desses ocorrer em seu consultório, a primeira atitude é manter-se calmo, mesmo porque tanto a vítima quanto o acompanhante estarão extremamente nervosos e assustados. Faça com cuidado os primeiros socorros enquanto chega a emergência. Essa primeira manobra será determinante para um desfecho feliz.

Deixe um comentário