Você está visualizando atualmente COMO COLAR OS BRÁQUETES NOS DENTES: APRENDA E APREENDA!

COMO COLAR OS BRÁQUETES NOS DENTES: APRENDA E APREENDA!

Dentre os componentes fundamentais para a prática ortodôntica, encontram-se os bráquetes que, com a chegada dos sistemas adesivos, deixaram de ser soldados às bandas metálicas e hoje possuem bases que permitem sua colagem direta ou indireta à superfície dentária.

A colagem de bráquetes na superfície do esmalte dos dentes é um procedimento clínico que pode ser realizado de modo direto, posicionando-se o bráquete diretamente na superfície dentária ou indireto, que é constituído por duas etapas, uma laboratorial e outra clínica: na primeira etapa, os bráquetes são posicionados no modelo e moldeiras de transferência são confeccionadas; na segunda, os bráquetes são posicionados nos dentes com o auxílio das moldeiras.

A colagem dos bráquetes, sem dúvida, modificou a prática da especialidade em todo mundo, permitindo a aceleração dos tratamentos ortodônticos aumentando assim a praticidade dos procedimentos clínicos.

A ocorrência da descolagem acidental de bráquetes é um aspecto frustrante inerente à prática ortodôntica, resultando em aumento do tempo de tratamento e custo adicional com materiais e honorários. A queda de acessórios ortodônticos acontece devido a falhas na técnica de colagem, pouca retentividade de determinadas bases de bráquetes e ação das forças mastigatórias. Muitas pesquisas e publicações surgiram sobre esse assunto, e muitas

A colagem de bráquetes pode ser dividida em diferentes etapas:

1 – PROFILAXIA: A profilaxia visa à remoção de indutos presos ao esmalte.
2 – CONDICIONAMENTO ÁCIDO: O condicionamento ácido do esmalte torna a sua superfície mais irregular, criando
embricações mecânicas.A resina penetra nestes microporos formando tags responsáveis pela união mecânica peculiar a este tecido.
3 – RESINA: A colagem direta de acessórios ortodônticos tem como vantagens comparando à técnica de bandagem convencional: a superioridade estética, menor incidência de manchas brancas no esmalte, maior facilidade de higienização pelo paciente e ausência de espaço das bandas para serem fechados após o tratamento. Dentre as resinas utilizadas para colagem de bráquetes ao esmalte, as fotopolimerizáveis apresentam vantagens em relação às autopolimerizáveis devido,principalmente, ao tempo de trabalho, além de serem menos viscosas, apresentarem
uma reação de polimerização mais rápida e não precisam ser misturadas, o que evita a incorporação de ar na mistura.
4 – BRÁQUETE: Atualmente, existem vários tipos de bráquetes, com diferentes bases, dentre elas podemos citar as de malha fina, malha grossa, as totalmente fundidas ou usinadas e aquelas com sulcos retentivos. O material usado na confecção dos bráquetes pode ser variável, como: aço inoxidável austenítico, titânio, plástico, policarbonato e cerâmica. Já em relação às propriedades das suas respectivas bases, estas podem apresentar diferentes configurações e desenhos, com o objetivo de conferir maior imbricamento do sistema adesivo, aumentando, assim, a retenção mecânica. Existem também bráquetes com substâncias químicas incorporadas às suas bases, com o objetivo de promover união química com o sistema adesivo.

O sucesso do procedimento de colagem em Ortodontia depende da escolha do material e técnica utilizada, sendo que a obtenção de força de união entre bráquete e o dente seja suficientemente alta para resistir aos esforços mastigatórios e que permita a remoção do aparato fixo sem danificar a estrutura dental.

FONTE:
COLAGEM DE BRÁQUETES EM ORTODONTIA: UMA REVISÃO
Alan Rafael Martins Savariz
Maurício Barbieri Mezomo
Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 147-158, 2011.

Deixe um comentário