Você está visualizando atualmente Como uma modinha pode prejudicar o seu sorriso e a  sua saúde — FIQUE ESPERTO!

Como uma modinha pode prejudicar o seu sorriso e a sua saúde — FIQUE ESPERTO!

A procura por mudanças estéticas odontológicas explodiu nos últimos anos. E o Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais realizam mudanças odontológicas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Como essa moda pode prejudicar o sorriso e a saúde bucal dos brasileiros.

gloriaUma onda iniciada com as celebridades, que foram atrás de técnicas avançadas de restauração, como a aplicação de lentes de contato para dentes, facetas e clareamento, se popularizou entre os brasileiros que desejam um sorriso perfeito. Entretanto, a demanda crescente preocupa especialistas. Os dados registrados pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) revelam um crescimento de 300% na busca por esses procedimentos entre os anos de 2014 e 2015, na região Sudeste. Para se ter ideia, apenas em São Paulo são aplicadas 28.500 lentes de contato mensalmente. No Rio de Janeiro, este número chega a quase 10 mil procedimentos por mês.

“Não há dúvidas de que existe uma indicação exagerada das lentes. E não é um tratamento indicado para todos. Quando bem feitas, as técnicas podem trazer uma grande contribuição para os pacientes, que passam a se sentir melhor com sua imagem. Quando não, podem causar sérios prejuízos à dentição” – afirma Marcelo Fonseca, fundador da SBOE..”

Os três procedimentos mais procurados pelas pessoas que buscam tratamentos de restauração são aplicação de facetas e lentes dealexandre contato e clareamento. As facetas são próteses de porcelana fina – de 0,2 a 0,5 milímetros – aplicadas sobre o esmalte com uma cola especial, dente por dente. E as lentes de contato são ainda mais finas, e não precisam de desgaste dental antes de serem coladas. Entretanto, por trás da oferta de dentes imaculadamente alvos e remodelados, existem riscos que podem passar despercebidos.

“Como esses métodos utilizam o desgastes dos dentes, podem ocorrer danos à estrutura dental. Como: desgastes excessivos, prejuízos à gengiva, infiltrações da peça e até provocar cárie. Outro problema dessas aplicações é que a estrutura natural dos dentes é substituída por um material sintético. Neste processo, após o desgaste é feita a colagem da cerâmica nos dentes. E nem todos os aparelhos utilizados são eficientes para a cimentação. Este é o local que se degrada ao longo do tempo, entre a resina e a dentição, e pode originar problemas que afetarão a polpa do dente.” – afirma Giannini, dentista e pesquisador da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo.

E mais, o produto aplicado entre os dentes e a faceta se deteriora com o tempo e não se sabe qual é o efeito dessas técnicas na adrianesaúde bucal no longo prazo. Os procedimentos estéticos são indicados em casos específicos como, por exemplo, em pacientes com dentição profundamente manchada, quando os dentes foram quebrados em um acidente ou nasceram com uma anatomia diferente dos demais. Além disso, essas não são aplicações recomendadas para pessoas jovens.

A busca exagerada pela estética no Brasil atingiu níveis elevadíssimos e, antes que consequências ainda mais desastrosas comecem a surgir, é preciso criar critérios mais rígidos para aplicação dos novos tratamentos.

“Ninguém nasce com dentes tão brancos. É fora do natural. O ideal estético existe. A gente pode melhorar a aparência, mas respeitando a individualidade de cada um e dentro do limite de proporcionalidade de cada paciente”, afirma o dentista Celso Sanseverino, especializado em Estética Dental pela Universidade de Nova York.

FONTE: PORTAL ISTO É

Este post tem 2 comentários

  1. simone oliveira

    o da Gloria Pires ta perfeito ..ja os outros 2 estão mt artificiais e grosseiros.

  2. Fernanda

    Tem dentes que ficam tão brancos que chegam a dar medo! O.o

Deixe um comentário