Você está visualizando atualmente Consultoria Odontológica para Grey’s Anatomy and Glee

Consultoria Odontológica para Grey’s Anatomy and Glee

Post by Neto Miná


Após avaliar os últimos Episódios de Grey’s Anatomy e Glee, cheguei a seguinte conclusão:
Seus produtores precisam URGENTEMENTE de uma consultoria odontológica.

Deixe-me organizar os fatos em tópicos:
1- Grey’s Anatomy
1.1- Definição:
Seriado Médico semelhante ao E.R., porém faz mais o estilo novelão. Diferentemente do clássico de urgência médica, os procedimentos hospitalares são apenas cenário para os sofrimentos e alegrias vividos por pacientes e médicos.
1.2- Consultoria:
Segundo Shonda Rhimes, principal roteirista de Grey’s Anatomy, o drama médico recebe consultoria de diversos profissionais de saúde que auxiliam na formulação dos casos clínicos apresentados.
1.3- Motivo da revolta:
No primeiro episódio da 7ª temporada, apresentado na última quinta-feira (23), foi realizado o seguinte procedimento:
Remoção de tumor na base do cérebro com acesso cirúrgico pelo palato. As maxilas do paciente foram serradas, semelhante ao que é feito durante uma cirurgia ortognática de Maxila.
Pergunto-vos: “Onde está o cirurgião bucomaxilo nesse momento?”
Vamos analisar a equipe médica:
Dr. Derek Shepperd, neuro-cirurgião – responsável pela remoção do tumor;
Dr. Mark Sloan, cirurgião plástico e cirurgião cabeça e pescoço – responsável pelo acesso cirúrgico.
Com certeza o Dr. Sloan fez suturas estéticas maravilhosas, mas será que ele devolveu a oclusão desse paciente???
2- Glee
2.1-Descrição:

Vide Atenção: Glee canta o Dentista… oops! canta no Dentista!

2.2- Consultoria:

Com certeza os roteiristas de Glee devem contar com um apoio técnico de profissionais da área de canto, interpretação, esportes etc. Mas, com a entrada de um novo integrante no elenco, o ator John Stamos que interpreta o dentista Carl, precisa-se de mais um consultor…

2.3- Motivo da revolta:

No 2º episódio da segunda temporada de Glee, exibido ontem (28), o citado cirurgião dentista foi responsável pelo devaneio de quatro integrantes do coral escolar mais famoso do mundo…

Após a utilização de óxido nitroso durante as consultas, Brittany, Santana, Rachel e Artie adormeceram e tiveram delírios musicais com Britney Spears. Vamos regular o nível do óxido nitroso meu caro Carl! Além de reavaliar os motivos para indicar o uso de sedação.

Brittany – 68 cáries (espero que ainda exista estrutura dental nessa garota)-, por exemplo, mesmo após demonstrar claros sinais de delírio em sua primeira consulta, foi submetida novamente a sedação e, pasmem! Acompanhada da amiga Santana – clareamento dental.

Resumindo: ele atendeu duas pacientes, simultaneamente, e utilizou sedação de forma indevida.  Acredito que “Oops I did It Again” deveria ter entrado no repertório do episódio, para que o Carl pudesse cantar entre um atendimento e outro. Sem falar nos EPIs utilizados, melhor! Não utilizados pelo pseudo-profissional.

2.4- Parabéns: Apenas uma cena digna do “Prêmio Alginato de Ouro”: Rachel, após a sedação pergunta ao dentista: “Is this real life?”, relembrando o clássico vídeo David After Dentist.

PS: Não sou um ótimo conhecedor da odontologia nos Estados Unidos e sei que existem algumas diferenças. Portanto, fiz as críticas baseadas na odontologia brasileira. Caso as diretrizes odontológicas estadunidenses permitam essas práticas: transfiro as críticas à odontologia norte-americana e parabenizo o “Perfil Ético Odontológico Brasileiro”.

Sobre o Autor:

Neto Miná Neto Miná é um estudante de odontologia baiano, natural de Itororó, que mora em Sampa e estuda na Universidade Paulista – UNIP. Voluntário do Banco de Dentes Humanos e aluno pesquisador em Saúde Bucal Coletiva.

Deixe um comentário