Você está visualizando atualmente CONTROVERSIA: BORDO WALA EXISTE OU NÃO: ATÉ AGORA, SÓ QUESTIONAMENTOS E POUCAS RESPOSTAS

CONTROVERSIA: BORDO WALA EXISTE OU NÃO: ATÉ AGORA, SÓ QUESTIONAMENTOS E POUCAS RESPOSTAS

A Borda Wala foi identificada por Andrews e Andrews, em 1995, como uma estrutura anatômica constituída pela proeminência espacial mais externa da face vestibular da mandíbula. Clinicamente, quando analisada sem o estiramento das bochechas e do lábio inferior, corresponde a uma linha rosa-brancacenta cujo limite inferior geralmente corresponde à linha ou junção mucogengival inferior, ou seja, o limite entre a gengiva e a mucosa alveolar.

a09fig2O nome Borda Wala advém da conjunção das iniciais dos pesquisadores que a revelaram como estrutura anatômica a ser considerada: Willians Andrews e Lawrence Andrews.

A identificação da Borda Wala por parte de Andrews e Andrews procurou atender à necessidade de se encontrar uma estrutura anatômica estável que determinasse o contorno ideal do arco mandibular sem se deixar influenciar por fatores externos e internos. Esta estrutura estável no tempo e no espaço serve como ponto de referência para se calcular angulações do longo eixo dentário, orientar prescrições de braquetes e outros parâmetros importantes para o diagnóstico, tecnologia e terapêutica ortodôntica e ortopédica.

DETERMINAÇÃO:
A determinação da Borda Wala, se faz em modelos de gesso cujas moldagens incluíram as inserções dos tecidos moles abaixo da linha mucogengival, moldagens essas chamadas ortodônticas e realizadas com moldeiras extendidas apropriadas para se atingir esses objetivos.

Quando se utiliza modelos zocalados, ou seja, com base pré-determinadas por vazamento de gesso em formas padronizadas pré-fabricadas, a verdadeira Borda Wala dificilmente pode ser determinada com segurança e precisão. O acabamento que se faz na confecção da base e no acabamento do modelo zocalado distorce e impede um delineamento minimamente preciso da Borda Wala.

Borda WALA:

QUESTIONAMENTOS:
1. A Borda Wala ainda não tem seus limites anatômicos definidos de forma precisa. Onde esta se iniciaria posterior e anteriormente?
2. A Borda Wala representa uma linha contínua em forma de arco ou são duas linhas bilateralmente localizadas?
3. Quais são os seus limites superiores e inferiores?
41afcd_169cf2481ae74584861a5b1ba642b6fd-mv24. No espaço, a Borda Wala é regular ou apresenta curvas de cima para baixo e vice-versa?
5. A Borda Wala representaria uma linha imaginária na superfície externa ou uma estrutura anatômica com constituintes teciduais moles e duros?
6. Mucosa bucal que a reveste faria parte desta estrutura ou apenas o tecido ósseo a representaria?
7. As estruturas ósseas mais densas se renovam ao longo de 5 a 10 anos: em que nível esta remodelação induz modificações conformacionais na Borda Wala por ação de fatores ambientais como as demandas funcionais?
8. Deve ser importante conhecer a espessura da cortical óssea referente à Borda Wala. Como se relacionaria com o osso esponjoso subjacente e qual a densidade do trabeculado ósseo relacionado a ela?
9. A estabilidade espacial da Borda Wala ainda está por ser determinada em pacientes, em modelos de gesso e/ou em exames imaginológicos. A idade e o gênero modificariam a Borda Wala?images
10. Algumas evidências relatadas sugerem que o tratamento ortodôntico modifica-a em suas distâncias transversais. E os tratamentos ortopédicos?
11. Quais métodos devem ser utilizados para o seu delineamento: nas mãos com um lápis, no aparelho delineador, nas radiografias ou nas tomografias volumétricas?
12. Necessitamos ainda de padronização e do devido treinamento profissional nas moldagens e confecção dos modelos ortodônticos: as inserções dos tecidos moles devem fazer parte dos moldes e modelos. Os recortes de acordo com o Padrão Board Brasileiro de Ortodontia permitem esta preservação de inserções, essenciais para determinar-se a Borda Wala, mas os modelos zocalados não.

CONSIDERAÇÃO FINAL:
As abordagens sobre a Borda Wala cada vez mais induzem-nos a pesquisar, pois vários aspectos ainda estão para ser definidos, com metodologias adequadas e aplicação de rigor científico. Para avaliarmos a influência das terapêuticas ortodônticas e ortopédicas sobre a Borda Wala acreditamos ser necessário estabelecer critérios e métodos mais precisos para o seu delineamento. Além disso, se a região da Borda Wala for modificada durante a confecção dos modelos de gesso, especialmente os zocalados, os resultados destas avaliações realizadas devem ser questionados.

FONTE:
Borda Wala e sua determinação como ponto de referência no tratamento ortodôntico
Alberto Consolaro, Gastão Moura Neto, Milton Santamaria Jr.
Rev. Clín. Ortodon. Dental Press, Maringá, v. 7, n. 2 – abr. /maio 2008

Deixe um comentário