Você está visualizando atualmente Dentistas Católicos & Santa Apolônia

Dentistas Católicos & Santa Apolônia

Para os dentistas católicos, 9 de Fevereiro  é Dia da Santa Padroeira dos Dentistas: Santa Apolônia . Vamos conhecer um pouco da sua história:

“Apolônia, filha de rico e proeminente magistrado de Alexandria (Egito), na época a segunda cidade do mundo, foi detida e, ao confirmarSanta_Apolonia ortoblog sua crença na fé cristã, considera traidora e condenada a ser queimada viva na fogueira. Insuflados pelos romanos, os perturbadores fraturaram seus dentes com pedras e martirizaram seu rosto. Apolônia pediu que fosse amarrada e após fazer suas preces ajoelhada, pulou na fogueira, provando preferir morrer pela própria vontade. Diz a lenda em que seus últimos momentos gritou que "todos aqueles que sofressem de dor de dente, ao invocar seu nome, teria alívio imediato".

Tudo isso é relatado nas cartas com que os padres se comunicavam. Na "História Eclesial", Eusébio de Cesarea incluiu a carta que São Dionis, bispo de Alexandria, enviou a Fábio, bispo de Antióquia (Turquia), contando o martírio de Apolônia: "Os perseguidores capturaram também aquela admirável virgem, então avançada em anos, que foi Apolônia, e bateram-lhe nas suas maxilas, a ponto de fazer cair todos os seus dentes. A seguir, acendida uma pira diante de cidade, ameaçaram queimá-la viva se não se decidisse a pronunciar com eles fórmulas ímpias. Ela pediu que a deixassem um pouco livre; logo que contentada, de um ímpeto, atirou-se sobre o fogo e foi devorada pelas chamas."

Apolônia foi canonizada no ano 300 e é venerada sempre no dia 09 de fevereiro. Foi a partir do século III que o cristianismo começou a substituir as divindades pagãs, adoração de demônios e superstições por "santos", geralmente mártires e pessoas muito crentes na fé cristãs e respeitadas e adoradas por suas virtudes. O que realmente sensibilizou o povo foi a forma terrível como seus dentes e rosto foram traumatizados, razão pela qual todos que sofrem de dores na boca e face, a ela recorrem.”

Para os dentistas evangélicos, budistas, umbandistas e mulçunamos restam o grande consolo de todos os dias serem o dia do padroeiro, pois todos os dias são do Senhor, de Buda, de Xangô e de Allah também.

Amém

Deixe um comentário