Você está visualizando atualmente Discussão de Casos Clínicos

Discussão de Casos Clínicos

Tive o grande prazer de ser convidado a colaborar com esse excelente Blog. Nada mais prazeroso pra mim, visto que minha especialidade é ortodontia. No amplo contexto da Ortodontia, vejo que um dos requisitos mais importantes para o sucesso de um tratamento é o Diagnóstico e Plano de Tratamento. Por isso, quero dedicar meu espaço aqui, como colaborador a essa área tão fascinante .
A idéia é aproveitar o espaço no Blog e a facilidade de interação de dentistas na Internet para discussão de casos clínicos. Funcionará dessa maneira:

Participantes do Blog enviarão através do e-mail, fotos dos casos (padronizadas para uso na internet em tamanho e direitos autorais). Esses casos serão recebidos e publicados, juntamente com diagnóstico e plano de tratamento sugerido por nosso Conselho de Ortodontistas.
Após a publicação das fotos e sugestão de diagnóstico e tratamento, iniciar-se-á a discussão dos casos no Ortoblog, durante uma semana. Tenho certeza que dessa maneira haverá aprendizado mútuo entre o Conselho de Ortodontistas do Blog e os participantes. Um canal de aprendizado muito valioso que busca interação de profissionais que muitas vezes não tem acesso no seu dia-a-dia de trabalho.

Requisitos para envio do material:

1 – Enviar as seguintes fotos:

Obrigatórias: Foto perfil, foto frontal, foto intra-bucal frontal, lateral direita e lateral esquerda, e panorâmica.
Fotos opcionais: Foto sorriso, Teleradiografia, fotos de modelos, fotos oclusais e as demais não citadas.
As fotos dever ser em JPG ou PNG exclusivamente com tamanho máximo de 1 mega cada.
Fotos de frente e perfil devem ter tarja preta para proteger a identidade dos pacientes.

2 – Enviar as seguintes informações cefalométricas:

Ângulos FMA, FMIA, IMPA, 1/. NA, 1/-NA, 1/.NB, 1/-NB, SNA, SNB e NSGN.
.
3 – Enviar a idade e sexo do paciente.
Não é permitido identificar os pacientes citando nome ou iniciais.


4 – Classificação de Angle, apresentada ao exame clínico.

Exemplo de material fotográfico a ser enviado:

As fotos e informações devem ser enviadas no email: [email protected]. Após recebidas serão verificadas quanto aos requisitos e publicadas semanalmente iniciando-se a discussão do caso.

É válido lembrar que discussão de casos clínicos através de mídia digital jamais poderá substituída por exame clínico criterioso e anamnese, análise facial, análise cefalomética, análise de modelos e demais exames de âmbito consultorial. O intuito desse blog é simplesmente orientar, sugerir e colaborar, ficando a critério do profissional responsável pelo paciente a escolha correta do plano de tratamento.

O blog não se responsabiliza pelos direitos autorais das fotos enviadas. Os pacientes devem ser orientados quanto a isso e autorizar a divulgação na internet.

Muito obrigado, espero a colaboração e participação de todos.

Dr . Basílio José Bernal Junior
Especilista em Ortodontia e Ortopedia Facial
CROSP 70824

Deixe um comentário