Você está visualizando atualmente Distalizador de Veltri – você já usou?

Distalizador de Veltri – você já usou?

foto 3Distalizador de Veltri: É um aparelho de distalização molar idealizado pelo Dr. Nicolas Veltri, 1990. É constituído por um parafuso de extensão palatossagital, cimentado a 90°, para obter a distalização bilateral dos molares.

Vantagens:

1. D ponto de visto biomecânico, o distalizador Veltri é capaz de produzir movimentos de translação dos primeiros molares superiores. Devido à rigidez do conjunto parafuso-braços-bandas, o ponto de aplicação das forças encontra-se no nível do corpo do parafuso. Assim, o vetor de força passa pelo centro de resistência dos primeiros molares superiores.
2. A ativação do distalizador é muito fácil graças à chave do expansor.
3. É estético, já que é cimentado na face palatina.
4. O custo de fabricação é inferior ao outros dispositivos de distalização molar.
5. O uso clínico do aparelho é simplificado, pois ao final da fase ativa do tratamento esse pode ser diretamente convertido em um aparelho de contenção.
6. Estudos de alguns casos tratados com o distalizador de Veltri sugerem que, com esse dispositivo, a perda de ancoragem sofrida no segmento anterior da arcada maxilar é menor do que com o Jones Jig e com o Pêndulo.

Fabricação:

1. O aparelho é constituído por um parafuso palatossagital, o qual é unido às bandas cimentadas sobre os primeiros molares e segundos pré-molares superiores ou sobre os segundos molares superiores decíduos.
2. A ancoragem é constituída por um botão de Nance soldado ao corpo do parafuso.

Ativação:

O parafuso é ativado por meio de uma chave com dois quartos de volta por semana.foto 4 (6)
Sabendo que cada quarto de volta corresponde a uma ativação de 0,2 mm, a velocidade de distalização é de, aproximadamente, 1,5 mm por mês.

A correção completa de uma relação molar classe II, aproximadamente 5 mm, exigirá, em média, um tratamento ativo de 3 meses e meio. Ao final da fase ativa de tratamento, o aparelho é retirado, o parafuso é bloqueado e os braços que unem o parafuso às bandas dos segundos pré-molares são cortados.

Fonte:
Ortodontia Contemporânea – Diagnóstico e tratamento –
Esequiel E. Rodríguez Yáñez –
REVINTER – AMOLCA.

Deixe um comentário