Você está visualizando atualmente Doutor, eu tô falando estranho!

Doutor, eu tô falando estranho!

A queixa #404 da ortodontia é, justamente, esta:
“Doutor, eu tô falando estranho! Vou ficar falando assim?
E a resposta para essa indagação é o já famoso ‘depende”!
Depende: do tipo de aparelho, da posição da língua e/ou do qual tipo de tratamento está sendo realizado.
Então, vamos lá…
Alguns aparelhos ‘ocupam’ o lugar que a linguinha gosta de ficar.

 Com isso ela tem que mudar de posição, acarretando uma pequena alteração na pronúncia de algumas palavras. Mas, logo…logo, a língua acostuma com o seu novo lugar e a gente passa a falar quase normal. Entre os dispositivos desse grupo estão a barra palatina, botão de Nance e o mini-implante no céu da boca.
Já outros aparelhos tem a função de reposicionar a língua. Isto é, quando a língua gosta de parecer com o ‘MST’ e ocupa um lugar que não é dela, usamos os aparelhos reposicionadores. A grade lingual, o esporão e a placa reposicionadora representam esse grupo de aparelhos ortodônticos. Assim, quem for usar esses dispositivos vai falar um pouco estranho por um determinado tempo.
Ainda tem os aparelhos ortopédicos funcionais. Por ser aparelhos mais “folgadão”, quem usa fala um pouco mais com dificuldade. Mas, a sua adaptação é rapidinha e a fala volta ao normal bem rápido também.
E os elásticos? Todo paciente “adora” usar os elásticos! Por limitarem a abertura da boca prejudica a fala, mas só quando estão sendo usados.
Agora, uma dica legal é fazer uma avaliação fonoaudiológica. A terapia fonoaudiológica tem uns exercícios que mudam o tônus muscular e procura reposicionar e educar a língua, para você não ficar falando esquisito por aí.
Está certo quem falou: “A língua é a força do mundo!”

: )

Deixe um comentário