Você está visualizando atualmente Dúvidas sobre atendimento odontológico na gravidez

Dúvidas sobre atendimento odontológico na gravidez

Frequentemente, chegam algumas dúvidas sobre gravidez e tratamento dentário.

Há um mito que a gravidez estraga os dentes, que organismo da mãe usa o cálcio dos dentes materno para ajudar na formação do bebê e que as grávidas não podem tratar dos dentes.
Aqui, vou responder algumas dúvidas mais frequentes.
01 – Grávida pode tratar dos dentes?
Não só pode, como deve.
A gestante pode realizar tratamentos odontológicos em qualquer época da gestação. Sendo o segundo trimestre o momento mais oportuno.
02 – Durante a gravidez, meus dentes vão ficar mais fracos?
Não!
A gravidez não é responsável pelo surgimento de cáries e nem pela perda de minerais dos dentes. O aumento da atividade cariogênica está relacionado com alterações da dieta e presença de placa juntamente com uma higienização ruim.
03- Durante a gravidez posso usar creme dental normalmente?



Sim!
Os cuidados com limpeza dos dentes são os mesmos. Escovação diariamente, uso do creme dental, uso de fio dental e do limpador de língua. Lembre-se a qualidade da higienização é mais importante que a frequência.
04 – Minha gengiva vai inflamar durante a gravidez?
Em termos.
Devido a alterações hormonais durante a gravidez, as mucosas ficam mais vascularizadas, e isso aumenta as chances de uma inflamação. Mas a gengivite gravídica só ocorre associada a uma péssima higienização oral.
05- Tenho muitas cáries, meu filho pode ter problemas como eu?
Provavelmente.
O nível de saúde bucal do grupo familiar, incluindo a babá, tem uma relação direta com o da criança. Os pais determinam muito o comportamento dos filhos. Hábitos saudáveis, como uma boa higienização e uma alimentação balanceada, são fundamentais para a saúde da criança.

Para obter um bom modelo de aconselhamento pré-natal, vá a um bom Odontopediatra.

Deixe um comentário