Está com mau hálito? Pode ser CÁSEOS – SAIBA MAIS

Cáseos Amigdalianos ou Caseum, o que são?

Os cáseos amigdalianos (amigdalite ou tonsilite crônica caseosa, também chamada de amigdalite críptica) são uma massa viscosa e amarelada, de odor desagradável, que surge nas amígdalas. Essas formações são conhecidas como pedras nas amígdalas, formam-se a partir de células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas salivares e restos alimentares, que se alojam nas criptas amigdalianas. Com o tempo, tendem a endurecer e causar desconforto,

Relatada como uma sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta e se caracteriza pela eliminação de cáseos amigdalianos,o que justifica serem chamadas de pedras da amígdalas. Tais sintomas podem ser acompanhados vermelhidão e aumento das amígdalas, sem febre hipertermia e, geralmente, desaparecem após a eliminação do cáseo.

Esta enfermidade pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em indivíduos que nunca tiveram sintomas nas amígdalas. Diminuição do fluxo salivar, respiração bucal e hábitos que irritam a região, como fumar, beber álcool e consumir alimentos muito quentes, podem facilitar o surgimento dos cáseos. No entanto, o principal motivo é a hipertrofia das amígdalas.

Seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável.
A presença de cáseos pode favorecer o aparecimento de inúmeras desordens bucais e sistêmicas, como: saburra lingual, doença periodontal e mau hálito. Poendo, assim, afetar as relações interpessoais devido à alteração no hálito que ele provoca.

Como se livrar destas incômodas “pedras” amarelas?

20150816132520184014u1 – Use sua língua para retirar os cáseos: Use-a para pressionar suas amígdalas e tente quebrá-los ou retirá-los. Forçar um processo de deglutição com sua garganta também pode ajudar a afrouxá-los. Para ajudar a fazer o “processo” de engolir, para afrouxar os cáseos, beba um copo de água enquanto tenta.
2 – Remova-os com seu dedo. Lave suas mãos com água e sabão, enxágue-as bem, abra sua boca e encontre suas amígdalas com seu dedo. Aplique pressão e puxe para cima levemente para que os cáseos saiam. Use um cotonete para remover os cáseos se você não quiser usar seu dedo.
3 – Utilize antibióticos. Os cáseos são causados pelo acúmulo de bactérias, e devido a isto, os antibióticos podem ajudar a acabar com eles. Vá ao dentista.
4 – Retire os cáseos cirurgicamente.
5 – Tenha uma boa higiene oral. Para prevenir a acumulação de bactérias em suas amígdalas, escove os dentes, passe fio dental, e use enxaguante bucal diariamente. Não vá para a cama antes de escovar seus dentes, os restos de comida em sua boca durante a noite podem causar o desenvolvimento de bactérias.
6 – Aumentar a ingestão de água para 2 litros diários. Dieta saudável, higiene oral rigorosa (fio dental, escovação dos dentes e língua) e gargarejos.
7 – A formação constante de cáseos costuma configurar um diagnóstico de amigdalite crônica caseosa. Nesses casos, é possível que as amígdalas precisem ser removidas.

Deixe um comentário