EU INDICO: LIVRO — A Invenção das Asas — SUE MONK KIDD

ASAA Invenção das Asas
SUE MONK KIDD
Editora Paralela

O livro ‘A Invenção das Asas’ resgata a história das irmãs Sarah e Angelina Grimké.
“Elas nasceram na aristocracia poderosa e abastada de Charleston, uma classe social derivada dos conceitos ingleses da aristocracia rural. Eram mulheres piedosas e refinadas, que frequentavam círculos sociais de elite, e, no entanto, poucas mulheres do século XIX foram tão completamente ‘malcomportadas’. Elas passaram por uma longa e dolorosa metamorfose, separando-se da família, da religião, da terra natal, das tradições, tornando-se exiladas e, por fim, párias, em Charleston.”
No livro, “quando criança, Sarah receba uma jovem escrava chamada Hetty para ser sua dama de companhia”. De acordo com Sarah, elas se tornaram próximas. Desafiando as leis da Carolina do Sul e seu próprio pai, jurista, que ajudara a criar essas mesmas leis. Sarah ensinou Hetty a ler, pelo que ambas foram severamente punidas.
A outra metade da história, a ficcional, pertence à Hetty, a escrava.

O Livro ‘A Invenção das Asas’ não é um livro arrebatador ou maravilhoso, é, na verdade, um livro que nos faz pensar e analisar a situação da escravidão.
É um livro que nos tira da zona de conforto, tirando o chão e, ao mesmo tempo, não nos dá as tais asas.

Pare um instante e pense na escravidão…

Temos no imaginário coletivo, a escravidão ‘padrão Rede Globo’. Imaginamos a Sinhazinha boazinha, o Coronel malvado, a Preta doméstica e a fila de negros indo, cantando, para a lavoura. Mas, o sistema escravocrata foi muito mais do que isso.
Foi de uma violência e de uma brutalidade sem tamanho e nem parâmetro na história da humanidade, mas, que, de repente, foi esquecido por todos. Um silêncio e um esquecimento bem conveniente, pois todos os setores da sociedade o apoiaram: Governo, Igreja (de todos os credos) e sociedade civil. Esse sistema foi o estilo de vida, a base da riqueza e sustentou a economia de várias nações, inclusive a nossa.
No Brasil, quando a questão dos escravos ficou insustentável, fez-se a abolição e pronto! Tudo foi esquecido. Mas, a realidade é bem outra. Ainda estamos pagando a alta conta que esse sistema gerou. Pagamos e nem sabemos que ainda estamos pagando…

Acredito que um livro é mais que mero entretenimento. Acredito que os textos sirvam para nos posicionar diante da vida e do mundo. Assim, a história do livro ‘A invenção das Asas’ cumpre dignamente esse papel.
Leia o livro, pense, questione e adote uma posição, não sobre a escravidão em si. Mas sobre o seu legado, a sua fatura ou sobre qualquer outra questão, como: a violência, as drogas ou a corrupção. Não deixe mais uma fatura para ser paga por outras gerações.

Somos todos culpados

Este post tem um comentário

  1. Cristinne

    Muito obrigada!

Deixe um comentário