EXTRAORDINÁRIO! — Cientistas descobrem A MAIS ANTIGA evidência de odontologia. — VEJA QUAL É.

Cientistas descobrem evidências de odontologia rudimentar realizada há 14 mil anos a.C.
Homens (ou mulheres) Paleolítico, utilizando pequenos e delicados pedaços de pedra, foram capazes de realizar ‘tratamento’ de dentes.

Pesquisadores italianos acreditam ter encontrado evidências de uma infecção dentária ser tratada, provavelmente, com uma lasca de pedra, depois de estudar o esqueleto de um homem pré-histórico encontrado nas Dolomitas. Essa evidência, se confirmada, será a mais antiga interferência odontológica já realizada.

Sabe-se que os primeiros seres humanos utilizavam palitos feitos de madeira ou osso para a higiene dental básica, retirando os pedacinhos de carne ou de fibra que ficavam entre os dentes. Mas, esta descoberta revela um elemento mais sofisticado da odontologia Paleolítica.
Equipes das universidades de Ferrara e Bolonha, analisando um molar, encontraram evidências de que a cavidade cariosa, presente nesse molar, foi escavada com o auxílio de um instrumento de pedra, provavelmente um pedaço de sílex. E a parte apodrecida do dente foi retirada.

Esses resultados

“têm implicações importantes para o nosso conhecimento sobre as primeiras formas de odontologia. O que os resultados mostram é que esse dente representa a mais antiga evidência de intervenção odontológica. A descoberta sugere, além disso, que, na era do Paleolítico Superior, os seres humanos estavam cientes dos efeitos nocivos das cáries e da necessidade de tratá-las, utilizando instrumentos de pedra para remover o material infectado e para limpar a cavidade.” – relatou Stefano Benazzi, o líder do grupo de pesquisa.

A descoberta representou “o desenvolvimento, ainda que incipiente, de práticas de cirurgia dental”, disse seu colega Marco Peresani, da Universidade de Ferrara.

O esqueleto, excepcionalmente bem preservado, foi encontrado em um abrigo de pedra, estava em uma cova rasa marcada com pedras decoradas com desenhos pintados em vermelho ocre. O homem foi sepultado cercado pelos seus bens mais valiosos: uma faca de pedra, uma pedra usada como um martelo, uma lâmina de pedra e um pedaço afiado de osso.

FONTE: Scientists discover evidence of rudimentary dentistry from 14,000 years ago

Deixe um comentário