FIBROTOMIA – Quando e Como executar?

A fibrotomia é uma técnica cirúrgica periodontal caracterizada pela incisão sulcular e consequente rompimento das fibras do ligamento gengival, de forma a reduzir as tensões gengivais, evitando o deslocamento dos tecidos gengivais durante procedimentos ortodônticos.

A incisão feita em bisel interno da porção mais coronária da gengiva marginal atingindo a crista óssea. O objetivo é o rompimento e a exérese de parte das fibras gengivais. Deve ser feita nos 360º do dente.

Fiberotomy circunferencial supracrestal (CSF) em dentes girados após terminar o tratamento ortodôntico

Com a secção das fibras gengivais supra-alveolares, há diminuição da incidência de rotações dentárias promovidas pela movimentação ortodôntica.

Esse procedimento cirúrgico consiste em anestesia local, utilização da ponta do bisturi dentro do sulco gengival, em torno do dente, seccionando as fibras dentogengivais que estão inseridas na porção cervical (inserção conjuntiva) a uma profundidade de aproximadamente 3 mm acima da crista óssea alveolar.
Essa técnica também é denominada de fibrotomia circunferencial supra-alveolar (FCS), e tem sido utilizada para minimizar a incidência de recidivas de dentes girados ou movimentados ortodonticamente, como a extrusão dental.

Do ponto de vista clínico, deve-se considerar a necessidade de repetir o procedimento semanalmente, ou cada dez ou 15 dias, durante o período de movimentação dentária, já que o reparo destas fibras é bastante rápido, tornando difícil a aceitação pelo paciente. O período de contenção pode variar de um mês para cada milímetro movimentado ou o dobro do tempo que utilizou para movimentar.

Autores mostraram que a profundidade do sulco gengival se mantém em níveis fisiológicos após a técnica da fibrotomia, não trazendo prejuízos a esses tecidos.

Supra-Crestal Fiberotomy:

REVISTA ORTODONTIA SPO
Fórum clinico: frenectomia e fibrotomia – quando e como executar?
Bruno César de Vasconcelos Gurgel
Laerte Luiz Bremm
Cesário Antonio Duarte

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*