Você está visualizando atualmente [Fique por Dentro] Pesquisadores brasileiros desenvolvem  uma nova técnica para tratar crianças lábio-leporino.

[Fique por Dentro] Pesquisadores brasileiros desenvolvem uma nova técnica para tratar crianças lábio-leporino.


1 – O que é Lábio Leporino?

Segundo o médico Diógenes Laércio, “A fissura lábio palatina ou lábio leporino é uma fenda que compromete o lábio, a gengiva e todo céu da boca.”

2 – Como é o Tratamento?
O tratamento é realizado em três etapas.
Na primeira, com o bebê recém-nascido, uma cirurgia plástica fecha o corte no lábio.
Na segunda, com um ano e meio de idade, os médicos corrigem a fenda do céu da boca.
Quando a criança já tem entre oito e 12 anos, é hora de tratar a gengiva. Essa etapa é dolorosa. Um pedacinho de osso da bacia é retirado para preencher o buraco no osso acima da gengiva.labio-leporino-fenda-palatina-pg-349

3 – Como é a nova Técnica de tratamento?
Médicos brasileiros estão pesquisando uma técnica nova. Os dentes de leite, que começam a cair ali pelos seis anos de idade, têm um tipo de célula-tronco capaz de formar osso onde não existe.
“Essas células começam a formar um novo osso. O fato de você não ter que tirar osso da bacia reduz custo porque reduz número de profissionais envolvido e reduz o tempo de internação desses pacientes nos hospitais”, afirma a dentista e geneticista Daniela Franco Bueno.

4 – Essa nova técnica já vem sendo utilizada?
Depois de oito anos de pesquisas no Instituto Sírio-Libanês e no Hospital Municipal Menino Jesus, a técnica foi usada em três crianças. Em seis meses o resultado já aparece.“Onde a gente tinha uma falha óssea a gente não tem mais.” afirma Daniela.

5 – Todas as crianças já podem ser beneficiadas por essa nova técnica?
“A nossa expectava é que esse conhecimento, essa nova tecnologia, chegue aos pacientes em aproximadamente três a cinco anos”, afirma Daniela Franco Bueno.

Fonte:
G1.com

Deixe um comentário