Você está visualizando atualmente Hábitos Bucais Nocivos: #01 – Sucção de dedo:

Hábitos Bucais Nocivos: #01 – Sucção de dedo:

dicas_dj1_img

Antes de tentar corrigir hábitos bucais nocivos, deve-se analisar o papel do hábito em questão na etiologia da maloclusão.

O profissional deve preocupar-se com o controle dos hábitos deletérios para a oclusão; hábitos bucais indesejáveis que não afetam a oclusão podem ser tratados de maneira mais adequada por profissionais de outra área, como, por exemplo, o psicólogo.

Uma avaliação fonoaudiológica e psicológica são imprescindíveis na ajuda para remover qualquer hábito bucal nocivo, uma vê que o fator emocional está intimamente relacionado, bem como alterações musculares.

 

Fase I

Sucção normal do polegar, subclinicamente significante.

 – Do nascimento até mais ou manos 3 anos de idade.- Frequente na maioria das crianças.- Em geral, a sucção é resolvida naturalmente.

Fase II

Sucção de polegar clinicamente significante.

 – Dos 3 aos 6 anos de idade.- Atenção mais séria, pois:a. é uma indicação de possível ansiedade clinicamente significante;b. é a melhor época para resolver os problemas dentários relacionados com a sucção digital.- Definir programas de correção.

 

Fase III

Sução de polegar não-tratada.

– Qualquer sucção que persiste após o quarto ano de vida.- Pode ter outros problemas, além da maloclusão.- Requer tratamentos ortodôntico e psicológico.

 

Fonte:

Caderno de Odontopediatria – Ortodontia na Dentadura Decídua – Diagnostico, Planejamento e Controle. – Selma Sano Suga – Santos Livraria Editora.

Deixe um comentário