Você está visualizando atualmente Entrevista com a Dra. Roberta Verçosa

Entrevista com a Dra. Roberta Verçosa

COM SERIEDADE MÉDICOS E CIRURGIÕES DENTISTAS PODEM SER GRANDES PARCEIROS

Hoje, iremos entrevistar Dra. Roberta Verçosa.

Dra. Roberta é referência no tratamento funcional com Toxina Botulínica em Recife –PE. A colega faz um trabalho multidisciplinar junto a grandes neurologistas no Hospital da Clínica de PE. Conquistou o respeito da classe médica através do seu conhecimento e seriedade, os quais embasam sua vida profissional.

Roberta
  • ROBERTA A. VERÇOSA COELHOCROPE 4986
  • PROFESSORA DE CURSOS DE HARMONIZAÇÃO OROFACIAl
  • PÓS-GRADUADA EM ENDODONTIA
  • PÓS-GRADUADA EM DENTÍSTICA
  • SÓCIA FUNDADORA DA SBTI
  • MEMBRO DA COMITÊ DE ÉTICA DA SBTI
  • MEMBRO DA COMISSÃO DE HOF DO CRO/PE
  • DELEGADA REGIONAL PE DA SBTI

ORTOBLOG: Quais os tratamentos mais realizados com a Toxina botulínica na aplicação funcional?

ROBERTA: A mais usual e conhecida seria a aplicação para bruxismo, mas a Toxina Botulínica tem várias indicações como para controle da sialorreia, dores orofacias secundárias à DTM, ronco primário, disfagia, rigidez muscular (principalmente em pacientes parkinsonianos e com lesões neurológicas), neuralgia do trigêmeo, espasmos hemifacial, distonia oromandibular e equilíbrio muscular nos casos de paralisia facial.

O: A população tem conhecimento que problemas como espasmo hemifacial e neuralgia do trigêmeo, por exemplo, podem ser controlados com a aplicação de TBA?

R: Infelizmente, não. Nem a população e nem os nossos colegas.

O: Qual é o índice de sucesso nas aplicações para espasmo facial e neuralgia do trigêmeo?

R: Posso dizer que é muitíssimo satisfatório. Se realizado com maestria e responsabilidade pode ajudar muito o paciente e acabar por meses com a dor neuropática.  Quanto aos espasmos posso dizer o mesmo. Se aplicado nos músculos responsáveis de fato, podemos aliviar em muito estes tremores involuntários.

O: As distonias oromandibulares também podem ser tratadas por cirurgiões dentistas com Toxina Botulínica?

R: Podem e devem. 

O: Na sua clínica diária você faz Harmonização orofacial estética também ou só reabilitadora?

R: No meu dia a dia, trabalho muito com Toxina Botulínica no tratamento estético também. Não só Toxina como preenchedores e diversos procedimentos para a execução da Harmonização Orofacial como um todo.

O: Em meio a toda essa lide judicial entre o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia a qual versa sobre o direito de uso da substância, foi difícil conquistar o respeito da classe médica?

R: Tive a sorte de conhecer neurologistas maravilhosos que aos poucos me acolheram de braços abertos. Quando existe a troca de conhecimento  e o outro percebe em você a responsabilidade, o conhecimento do assunto e a busca incessante pela ciência, a confiança aflora. Posso te dizer que á a mais respeitosa e ética parceria profissional que já tive, sem disputas de egos. Saber respeitar os limites legais de atuação é o principal pilar desta parceria.

O: Qual é o seu maior desafio hoje?

R: Dar ciência a população que tratamentos como os citados podem ser realizados. Fazer os dirigentes dos planos de saúde e da saúde pública entenderem que cirurgião dentista tem o direito de solicitar o procedimento sem que necessariamente seja solicitado pelo médico neurologista. Dar melhor qualidade de vida aos pacientes com estas disfunções

O: Sabemos que lidar com TBA no tratamento funcional exige muito mais técnica e conhecimento científico comparado à aplicação para estética. Falam até que aí se diferencia o “Homem do Menino”. O que você acha desta afirmação e como desenvolveu esta habilidade?

R: De fato concordo que exige mais conhecimento e técnica, mas qualquer colega que se dedique ao assunto poderá desempenhar um excelente trabalho. A habilidade aconteceu pelo interesse no assunto, muito estudo, prática e troca de conhecimento com os colegas neurologistas os quais acompanho no Hospital das Clínicas em Recife.

O: Qual é o conselho que você daria para quem deseja seguir esse caminho?

R: O primeiro é: “trate pessoas e não doenças”. O segundo: “estude muito e quando achar que sabe tudo estude um pouco mais”. E o terceiro: “não tenha vergonha de perguntar o que não sabe”.

O: O que significa para você ser considerada dentista referência nestes tratamentos com Toxina Botulínica?

R: Sinto-me muito feliz, mas com uma responsabilidade enorme. Porém a felicidade maior é ver os pacientes livres dos incômodos. Poder ajudá-los é mais gratificante do que tudo isso.

Deixe um comentário